Trabalhadores de cinco empresas param 100% dos ônibus após 40 dias sem receber salários - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

10 de mar. de 2023

Trabalhadores de cinco empresas param 100% dos ônibus após 40 dias sem receber salários

 Foto: Sintetro 

Atualizada às 10h


Motoristas e cobradores de cinco empresas de ônibus de Teresina paralisaram atividades nesta sexta-feira (10) deixando parte da zona Sudeste, uma das áreas mais populosas da cidade, sem transporte coletivo. A categoria afirma que está há 40 dias sem receber salários.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado (Sintetro), Antônio Cardoso informou que inicialmente a paralisação era de 2 horas, mas devido a falta de pagamento os trabalhadores resolveram parar 100% da frota.

“Não tem mais condições, os trabalhadores estão sem receber salários há 40 dias e chegamos ao limite. Além da falta de salários têm empresas que não pagou nem o tíquete alimentação”, disse Cardoso.

A partir de segunda-feira (13) a categoria realiza greve geral por tempo indeterminado.

Hoje, às 15h, os procuradores do trabalho convocaram uma reunião para tentar evitar a greve.

As empresas que estão hoje sem circular ônibus: Taguatur, Entracol, Tranporte Teresina, Transfácil e a Cidade Verde. 

 

Fotos: Sintetro 

Atualizada às 8h35

Os motoristas e cobradores das empresas de ônibus Emtracol, Transfácil, Cidade Verde e Taguatur, que operam na zona Sudeste de Teresina, paralisam as atividades nesta sexta-feira (10). Os trabalhadores reivindicam o pagamento de salários atrasados que ainda não foram quitados. 

A paralisação se iniciou às 4h e segue até 9h, onde os trabalhadores vão se reunir e devem decidir se continuam parados.

“Nós recebemos o pagamento quinzenal, recebemos dia 20 e dia 5. No dia 20 recebemos 40% e no dia 5 recebemos 60%, só que nesse último essas empresas não pagaram. Iniciamos essa paralisação às 4h, com 100% dos veículos parados. O que as empresas alegam é que esperam um repasse da prefeitura, sempre a mesma coisa que dizem, e o trabalhador tendo que trabalhar sem receber. Alguns inclusive não querem nem voltar a trabalhar já que a greve está prevista para iniciar na próxima segunda-feira”, afirmou Cláudio Gomes.

Ele destacou que os constantes atrasos nos pagamentos, além dos baixos salários estão afetando a saúde dos trabalhadores. “Eles estão adoecendo, tem muita gente precisando de psicólogo, estão adoecendo psicologicamente por causa das contas de casa que não consegue pagar, sempre essa situação de atrasos. O cobrador que trabalha no dia a dia, ele tem noção de quando a empresa recebe, e a pesquisa que fizemos é que em dois dias de trabalho, a empresa já tira o valor dos salários. Então aqui estão todos revoltados, não aguentamos mais”, disse Cláudio Gomes.

Greve

Na última terça-feira (7), o Sintetro se reuniu com o secretário municipal de Governo, Michel Saldanha, para discutir a crise no transporte público e evitar uma nova suspensão do serviço na cidade. Sem acordo, os trabalhadores decidiram manter a convocação de greve geral para a próxima segunda-feira (13). 

A greve está mantida e apenas 30% dos ônibus vão circular a partir de segunda-feira. Apenas se houver alguma negociação, existe a possibilidade de suspensão da greve.

“Está mantida, até agora está mantida a greve, se por ventura tiver qualquer novidade até o final do dia de hoje, seria possível reunir a categoria no sábado, para fazer uma Assembleia. Aí a gente ouviria a opinião do trabalhador se deflagra greve ou não, mas até agora não teve nenhuma negociação ou novidade no sentido de suspensão da greve”, afirmou.

Setut se manifesta

Cidadeverde.com entrou em contato com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) que informou que até o momento não tem confirmação bancária de que foram transferidos repasses financeiros para as empresas e que busca uma solução para a situação.

Confira a nota na íntegra:

 

O SETUT informa que até o momento não tem confirmação bancária de que foram transferidos repasses financeiros para as empresas.

A entidade esclarece que segue junto ao Sintetro buscando soluções efetivas e viáveis para a resolução dos problemas do setor, alinhando com a Prefeitura de Teresina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário