Tubarão-tigre fêmea de 3 metros morre após ser 'pescada' no Ceará - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

12 de mar. de 2023

Tubarão-tigre fêmea de 3 metros morre após ser 'pescada' no Ceará



Uma fêmea de tubarão-tigre com três metros de comprimento foi morta após ficar presa na rede, junto a outros peixes, durante uma pesca entre a praia do Preá e a praia de Jericoacoara, no litoral Oeste do Ceará. Segundo os pescadores, eles se surpreenderam quando viram o tubarão preso na rede.

O caso ocorreu próximo à Árvore da Preguiça, um dos cartões-postais do Parque Nacional de Jericoacoara. O animal "pescado" foi abatido e virou atração em terra, tendo imagens compartilhadas em redes sociais.



Tubarão-tigre fêmea de 3 metros morre após ser 'pescada' no Ceará / Foto: ReproduçãoDe acordo com Vicente Faria, professor do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (Labomar/UFC), o espécime é fêmea e provavelmente estava na transição de jovem para adulta.

O tubarão-tigre é um habitante natural da costa cearense e pode chegar a 5 metros de comprimento, explica o pesquisador.


O apelido “tigre” foi dado devido às manchas pretas que esse animal possui no corpo quando jovem. À medida que vai envelhecendo, permanece apenas com uma coloração cinza.



IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE

Embora o tubarão-tigre não esteja ameaçado de extinção, predadores como ele são essenciais para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas marinhos, já que ajudam a controlar as populações de outros animais.

A pesca do tubarão é uma das principais causas para a redução de seu contingente, e o consumo humano - tanto da carne quanto das barbatanas - é uma séria ameaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário