Acidentes de trânsito com postes da rede elétrica aumentam em 70% no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

26 de mai. de 2023

Acidentes de trânsito com postes da rede elétrica aumentam em 70% no Piauí



Um levantamento realizado pela Equatorial Piauí aponta para o crescimento significativo no número de acidentes envolvendo postes da rede de energia elétrica no Piauí. Segundo os dados, só em 2022 foram registradas 681 ocorrência de colisões de veículos em postes, ocasionando, assim, a interrupção do fornecimento de energia. Dessa forma, houve um aumento de 71% em relação ao ano anterior (2021), totalizando 398 casos.

Teresina é a cidade com mais ocorrências desse tipo de acidente, com 109 casos em 2022, cerca de 16% desse total. Na sequência o ranking é composto por Parnaíba (24), União (22), São Pedro do Piauí (17) e Luís Correia (16).
DivulgaçãoAumenta o número de acidentes de trânsito com postes da rede elétrica

Além disso, a pesquisa informa ainda que apenas nos quatro primeiros meses de 2023 foram computados 243 casos. Teresina segue na frente do ranking deste ano, com 43 registros.
Abalroamentos de postes e prejuízos

Conforme o levantamento, cerca de 508.890 clientes ficaram sem energia elétrica devidos as colisões com poste em 2022. O incidente, além de provocar danos na estrutura da rede elétrica, provocam interrupções no fornecimento de energia. Esse quantitativo de clientes sem energia é quase 30% maior que o de 2011, com 391.640 unidades com fornecimento interrompido.

Até abril de 2023, a Equatorial Piauí já registrou 143 mil ocorrências sobre interrupções de energia.

Segundo as informações, a empresa precisou investir, só em 2022, mais de R$ 4,8 milhões na recuperação de postes e outros componentes danificados. Em 2023, o montante já passa dos 1,4 milhão.

Como a recomposição do sistema é complexa devido aos danos causados, o tempo de atendimento desse tipo de ocorrência também é maior.
O que fazer em casos de acidentes

A Equatorial Piauí orienta que a população não se aproxime de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em caso de ocorrências que envolvam a rede elétrica, a recomendação é que entre em contato por meio da Central de atendimento, pelo número 0800 086 0800.

Em casos em que a vítima se encontra dentro do veículo e o cabo cair, permaneça sobre o automóvel, a orientação aguarda dentro do veículo e não tocar nas partes metálicas, acione a Equatorial e o Corpo de Bombeiros.
Condutor poderá ser multado

Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo e com base no Artigo 927 do Código Civil, ele é responsabilizado pelos danos materiais e serviços de reparação.

Com edição de Nathalia Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário