Alunos com deficiência auditiva na UFPI denunciam falta de intérpretes em Floriano - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

24 de mai. de 2023

Alunos com deficiência auditiva na UFPI denunciam falta de intérpretes em Floriano

 Foto: Portal FlorianoNews

Estudantes com deficiência auditiva dos cursos de Pedagogia e Biologia da Universidade Federal do Piauí, no Campus Floriano, denunciam que estão sem aulas devido à falta de intérpretes de libras.  

Adalzira Rezende da Silva, mãe de um dos alunos, destaca que a falta dos intérpretes está abalando psicologicamente os estudantes.

 “Queria dizer que o Pedro Rezende, juntamente com outros, estão todos abalados psicologicamente porque eles estão vendo que não estão tendo a devida atenção pelo poder, que é o reitor da Universidade Federal do Piauí porque só contratam e não está resolvendo, na mesma hora os intérpretes que estão aqui já não estão mais, então o que está acontecendo? Está mexendo muito com eles”, desabafou a mãe.

Devido ao problema, no lugar das aulas, os estudantes estão promovendo discussões sobre a situação.

A advogada Gilmara Costa, que atua na defesa das pessoas com deficiência, ressalta que esse problema causa diversos prejuízos e devem combatido duramente.

“E direito é para ser tirado do papel e fazer valer o direito dessas pessoas, principalmente na situação da educação e da saúde. São dois âmbitos que a gente não pode fechar os olhos para isso” destacou a advogada.

A Universidade Federal do Piauí se manifestou por meio de nota e informou que está com o processo em aberto para a contratação de quatro novos profissionais de libras para o município de Floriano. Assim, o Campus contará com seis novos intérpretes assim que esse procedimento for concluído.

“Nós já selecionamos, via SEAD, dois intérpretes com bolsas que deverão assumir até o dia 1º, pode ser até antes. Nós estamos colocando porque tem os tramites legais para que nós possamos cumprir até o dia 1º”, disse Edmilsa Santana, diretora do Campus Floriano.

A UFPI destacou ainda que a realização de concurso público para intérprete de libras nas universidades federais está suspensa pelo governo federal desde 2019.

 

Rebeca Lima e Francisco José (TV Cidade Verde) 
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário