Alunos relatam medo na volta às aulas na UFPI; segurança é reforçada - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

4 de mai. de 2023

Alunos relatam medo na volta às aulas na UFPI; segurança é reforçada

 Foto: Adriana Magalhães/Cidadeverde.com

Com o início do período letivo na Universidade Federal do Piauí, os alunos voltam a cobrar mais segurança no Campus Petrônio Portela, no bairro Ininga, zona Leste da capital. 

O estudante de Educação Física,  Samuel da Silva Lima, 19 anos, está no segundo período do curso e disse que agora retorna as aulas com mais um medo, os ataques que estão ocorrendo em instituições de ensino. "Eu não vi tanta diferença e como ultimamente tem tido ataques em escolas a gente fica um pouco inseguro de vir para a aula, tendo a vista a baixa segurança que a UFPI tem. Como já aconteceu alguns casos a nossa preocupação só aumenta", relatou.

A acadêmica do curso de Odontologia, Mariana Silveira, 19 anos, compartilha do mesmo temor. "Eu me sinto insegura aqui dentro. Eu, particularmente, temo muito essa questão de ataques. Mas não tem muito o que fazer, é esperar o melhor", disse a estudante.

As estudantes do curso de Farmácia, Juliana Pereira e Sofia Moura, apontam alguns problemas na instituição. "Agora vamos começar a ter aula até 19h. E de noite a UFPI é um 'breu'. É muito fácil pegar a gente e jogar no mato que tem aqui em volta", explicou a acadêmica Sofia Moura. Sobre o aumento da presença de seguranças a Juliana Pereira cobrou o aumento de rondas. "Eu não vejo. Já estamos aqui já três dias e não vi ainda essas rondas. Era para ter um carro da PM aqui, circulando no campus. Cadê? Não tem", desabafou.

Para receber os estudantes, a Prefeitura da Universidade informou que investiu na limpeza do campus e na recuperação do sistema de iluminação com a troca de mais de 1200 lâmpadas por todo o campus. O número de moto-rondas também sofreu um acréscimo.  A Universidade mantém 188 profissionais, entre vigilantes efetivos e terceirizados, armados e desarmados e dispõe de uma Central de Monitoramentos com mais de 150 câmeras, monitoradas 24 horas por dia . Também, está em vigor desde fevereiro, o controle de acesso a vias exclusivamente internas do Campus, a partir das 22h e nos finais de semana, "A partir desse horário veículos e pessoas precisam de autorização para circular no campus", explica Alessandro Rhadamek, prefeito universitário.

A Ufpi disponibiliza o whatsapp (86) 994381150 para a comunidade acadêmica possa entrar em contato com a Coordenação de Segurança e Vigilância. 

Calendário Acadêmico

A Universidade Federal do Piauí inicia agora, em maio, o primeiro período de 2023 e de acordo com o planejamento da instituição em 2024 o calendário acadêmico estará alinhado ao calendário civil. 

Neste período, Leomar Albuquerque Matos, diretor de administração acadêmica explica que 22 mil estudantes dos cursos presenciais voltam as aulas, em mais de 6500 turmas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário