Coordenadora esclarece sobre confusão em postos de vacinação contra Influenza em Picos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

24 de mai. de 2023

Coordenadora esclarece sobre confusão em postos de vacinação contra Influenza em Picos

 Foto: Ascom/PMP

Desde a última segunda-feira (22) o município de Picos está vacinando a população em geral contra a Influenza H1N1. Foram disponibilizados 17 salas de vacina, no entanto populares tem relatado confusão na distribuição de senhas para receber a dose. 

Uma internauta relatou ao Cidadeverde.com/picos que se dirigiu a Unidade Básica de Saúde Antenor Neiva, mas que não conseguiu se vacinar pois as senhas foram distribuídas e a imunização foi realizada somente até 10h.

"Estou procurando onde me vacinar e não acho. Vim na Unidade Básica de Saúde Antenor Neiva e me disseram que encerrou às 10h, onde foram distribuídas 60 senhas por dia. Muitas pessoas chegaram depois de mim e também não conseguiram, voltaram, o pessoal tudo parado, mas a vacina é só até 10h", informou a internauta.

Sobre a situação, a coordenadora de Imunização de Picos, Mariana Fontes, explicou que as doses disponibilizadas para a população em geral é o excedente do quantitativo disponibilizado para o público-alvo. 

"O Ministério da Saúde liberou a vacinação da Influenza para a população em geral porque os grupos prioritários, os grupos que eles estavam destinando a vacina não estavam procurando os postos. Esse excedente de vacina, o que sobrou dos públicos prioritários é o que está sendo direcionado para população em geral. As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde e as doses apenas administradas pela Secretaria de Saúde. Cada PSF está colocando senha devido a grande quantidade de pessoas que desejam se vacinar no mesmo dia. A maioria das pessoas mesmo tendo sala de vacina no seu bairro acaba procurando outras unidades, e hoje em alguma repartição seja no banco, na consulta ao médico, são distribuídas senhas. Em média cada UBS está fazendo a aplicação de 100 doses dia", explicou a coordenadora.

Mariana Fontes ainda ressaltou que há doses disponíveis em todas as salas de vacina com um profissional técnico capacitado.

"Cada sala de vacina tem um profissional de saúde treinado, capacitado. A vacina até o momento não faltou, a distribuição de senha é feita em efeito de organização", frisou.

A campanha de vacinação contra a Influenza foi iniciada em 10 de maio e deverá ser concluída em 31 de maio.

 

Paula Monize

paulamonize@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário