Em Picos, casos de tuberculose reduzem 60% no primeiro trimestre de 2023 - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

4 de mai. de 2023

Em Picos, casos de tuberculose reduzem 60% no primeiro trimestre de 2023

 Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

No período de janeiro à março de 2023, os casos de tuberculose reduziram 60% no município de Picos. A informação foi confirmada pelo coordenador do Posto de Assistência Médica (PAM), Gilberto Valentim, onde foram notificados apenas dois casos da doença. Em 2022, no mesmo período, esse número era de cinco casos.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

O coordenador do PAM, Gilberto Valentim, explica que diante de aparecimento de sintomas da tuberculose a população deve procurar o serviço de saúde. 

"Em relação ao mesmo período do ano passado, é um número baixo porque no primeiro trimestre de 2022 foram registrados cinco casos e agora em 2023 apenas dois casos. Estamos agora reestruturando o laboratório para melhorar a capacidade de captação de pacientes e a porta de entrada para o serviço de Saúde seja para hanseníase, como para tuberculose, é sempre Atenção Básica. Apresentar qualquer um dos sintomas, febre, perda de peso, tosse com presença de sangue, perda de apetite, cansaço extremo, deve-se procurar o serviço de saúde", explicou Gilberto Valentim.

Além da Atenção Básica de Saúde, a população com sintomas presentes também pode se dirigir ao PAM para realização dos procedimentos para diagnóstico e tratamento da tuberculose.

Sintomas

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Além disso, outros sintomas podem estar presentes, são eles:

Febre vespertina
Sudorese noturna
Emagrecimento
Cansaço/fadiga
 

Tratamento

O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser realizado, preferencialmente, em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO).

São utilizados quatro fármacos para o tratamento dos casos de tuberculose que utilizam o esquema básico: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol.

O TDO é indicado como principal ação de apoio e monitoramento do tratamento das pessoas com tuberculose e pressupõe uma atuação comprometidas.

Paula Monize

paulamonize@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário