Equatorial Piauí faz alerta após aumento no número de ocorrências com pipas na rede elétrica - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

9 de mai. de 2023

Equatorial Piauí faz alerta após aumento no número de ocorrências com pipas na rede elétrica

 Foto: Ascom/Equatorial

A Equatorial Piauí faz um alerta sobre soltar pipa próximo da rede elétrica. Segundo levantamento realizado pela Distribuidora, em 2022 foram contabilizadas 320 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia causadas pela prática em todo o Estado. Esse número é 34% maior que o de 2021, com 238 ocorrências.

O trimestre de junho a agosto é o período em que a brincadeira mais acontece e, por consequência, também aumentam os casos de falta de energia causadas pela prática. Isso ocorre devido a maior incidência de fortes ventos, além de ser o período das férias escolares, onde as crianças estão em casa e possuem mais tempo para se divertir. Ainda que o período de maior recorrência ainda não tenha chegado, em 2023 já foram registradas 25 ocorrências de pipas na rede elétrica, o que corresponde, em média, a 6 ocorrências por mês.

Teresina segue sendo a cidade com maior número de casos, registrando 167 ocorrências em 2022, sendo responsável por 52% do total de interrupções causadas por pipas no Piauí. O ranking é completado por Parnaíba (12), Amarante (10), Esperantina (8) e Campo Maior (8).  Em 2023, a capital segue na frente com 10 registros.

Por mais que seja uma prática divertida, soltar pipa requer cuidados e, quando realizada por crianças, deve sempre ser supervisionada por um adulto. “Estamos sempre orientando as pessoas a não soltar pipas próximo da rede elétrica, por conta, primeiramente, do risco de segurança. A chance de acontecer uma transferência de carga, principalmente para aqueles que usam o cerol, é muito grande, o que pode causar acidentes que podem ser fatais”, explica o Executivo de Segurança da Equatorial Piauí, João Porfírio.

Além do risco de segurança, realizar a brincadeira próximo da rede elétrica também pode danificar componentes do sistema de distribuição, causando interrupções para várias unidades consumidoras. Em 2022, as pipas na rede elétrica deixaram mais de 100 mil clientes sem energia em todo Piauí. Em 2023, o número já se aproxima de 10 mil consumidores.

Dicas para garantir a segurança na hora de soltar pipa:

A Equatorial Piauí alerta para que as pessoas não tentem resgatar uma pipa enroscada na rede, pois a prática pode ocasionar o desligamento de energia e acidentes que podem ser até fatais. Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede elétrica. Fique atento as dicas abaixo:

  • Sempre procure um local descampado (aberto) e longe da rede elétrica para evitar possíveis acidentes;
  • A brincadeira deve ser realizada de preferência, sob a supervisão de um adulto.
  • Procure empinar pipas em dias claros com baixa incidência de descargas atmosféricas;
  • Em qualquer situação de pipa no sistema elétrico da Distribuidora, entre em contato com a central no número 0800 086 0800 para que uma equipe possa realizar uma avaliação técnica da situação e proceder da melhor forma para solucionar o caso;   
  • Nunca utilize cerol ou papel alumínio na confecção da pipa, pois os materiais podem provocar curtos-circuitos e colocam em risco não só a vida de quem brinca, como também das pessoas que transitam pelo local.  

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário