FMS amplia vacinação contra a Covid e gripe a partir desta segunda (08); confira públicos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

8 de mai. de 2023

FMS amplia vacinação contra a Covid e gripe a partir desta segunda (08); confira públicos

 Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) inicia nesta segunda-feira (08) a vacinação bivalente contra a Covid-19 para a população a partir de 12 anos portadoras de comorbidades.

A vacinação bivalente está sendo administrada no Teresina Shopping (edifício garagem G1) ou nos terminais do Buenos Aires e Parque Piauí, que funcionam de segunda a sexta das 9h às 17h.

Outros grupos também contemplados são idosos, trabalhadores da saúde com 18 anos e mais; pessoas com deficiência, imunocomprometidas, gestantes e puérperas, estes grupos com 12 anos e mais.

No momento da vacinação, é preciso apresentar os seguintes documentos: identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacinação com registro das doses anteriores. Pessoas com comorbidades, imunossuprimidas ou com deficiência devem portar ainda um documento de comprovação do seu estado de saúde; as gestantes e puérperas devem apresentar o cartão da gestante ou certidão de nascimento do bebê; e trabalhadores da saúde devem apresentar um documento que comprove a atividade em serviço de saúde de até 3 meses.

De acordo com a FMS, a programação desta semana ainda tem vacinação na terça (09) e quinta-feira (11) em todas as UBS, que funcionam das 8h às 12h e 13h às 17h. Nestes locais, será atendido o público de 12 anos e mais. Ainda nestes dias, as UBS Buenos Aires, Santa Maria da Codipi, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Parque Piauí, Porto Alegre, Cidade Jardim, Satélite, Santa Isabel, Parque Poti, Renascença e Alto da Ressurreição estarão aplicando primeira, segunda dose e reforço para crianças de 5 a 11 anos.

Na segunda (08), quarta (10) e sexta-feira (12), os bebês de 6 meses a menores de 3 anos que vão tomar primeira, segunda e terceira dose, além das crianças de 3 e 4 anos vacinadas com Coronavac que vão tomar dose de reforço, podem se dirigir às UBS Planalto Uruguai, Santa Isabel, Betinho, Cristo Rei, São Pedro, Poti Velho, Monte Verde, Nossa Senhora da Guia e Carlos Alberto Cordeiro. Os locais funcionam das 8h às 12h e 13h às 17h.

Além disso, de segunda (08) a sexta-feira (12), das 9h às 17h, o Teresina Shopping recebe ainda os seguintes públicos: primeira e segunda dose para o público de 6 meses e mais, terceira dose para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, primeiro reforço para 3 anos e mais, segundo reforço para 18 anos e mais e o terceiro reforço para vacinados com a Janssen no primeiro esquema primário - dose única.

Vacinação contra a gripe

Idosos a partir dos 60 anos também já podem tomar a vacina contra a gripe a partir de segunda-feira (08). Além dos idosos, pessoas com comorbidades de qualquer idade também podem se dirigir a um dos pontos de vacinação.

A vacinação para idosos e pessoas com comorbidades acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos postos drive thru dos Teresina Shopping (Estacionamento G1) ou dos terminais do Buenos Aires e Parque Piauí. “O horário de funcionamento das UBS é das 8h às 12h e 13h às 17h, e os postos drive thru funcionam das 9h às 17h”, informa Emanuelle Dias, coordenadora da campanha da FMS.

Os grupos que tomam a vacina da gripe exclusivamente nos postos drive thru são caminhoneiros, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos. Já as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) e crianças de 6 a 11 anos com deficiência ou comorbidades devem tomar sua dose nas Unidades Básicas de Saúde.

No momento da vacinação é necessário apresentar um documento de identificação com foto que comprove a idade, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina. Pessoas com comorbidades devem apresentar ainda um documento que comprove a sua condição de saúde, e os caminhoneiros devem portar um documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista profissional do transporte rodoviário de cargas (caminhoneiro).

A influenza, mais conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, tem elevada transmissibilidade e com tendência a se disseminar facilmente, podendo ocasionar quadros leves a graves. Em situações onde ocorre agravamento dos casos, há necessidade de hospitalização.

Emanuelle Dias, reforça que, na oportunidade, a população que também têm direito à vacina bivalente contra a covid-19 pode tomar os dois imunizantes. “É comprovadamente seguro tomar as vacinas da gripe e Covid na mesma oportunidade, por isso estamos aplicando ambas nos mesmos locais”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário