FMS vacina quase 2 mil animais após caso de sagui com raiva ASSISTA - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

16 de mai. de 2023

FMS vacina quase 2 mil animais após caso de sagui com raiva ASSISTA

 Foto: Ascom/FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vacinou 1.879 cães e gatos durante o bloqueio vacinal realizado nas primeras semanas de maio, após um sagui testar positivo no bairro Planalto Ininga, zona Leste de Teresina. 

Além dessa região, parte dos bairros Ininga e Horto Florestal e a área do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) receberam as equipes de vacinação. A FMS informou ainda que 573 casas estavam fechadas, 166 pessoas recusaram deixar os agentes de endemias vacinarem os animais.

O bloqueio consiste na imunização de animais domésticos contra a doença. A metodologia utilizada foi a vacinação casa a casa, feita pelos agentes de combate às endemias. “Tivemos algumas dificuldades. Alguns proprietários das casas não deixavam nossos agentes entrarem ou não levavam o animal doméstico até o agente para ser imunizado”, explica Paulo Marques, gerente de zoonoses da capital.

De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS o sagui que estava com raiva na região do bloqueio vacinal foi encontrado no último dia 21 de abril, com sinais de adoecimento por raiva. Ele foi imediatamente enviado aos órgãos competentes e, após confirmação da positividade pelo Centro de Zooonoses da FMS, foi dado início às medidas cabíveis conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

“A equipe iniciou a busca ativa de pessoas que tiveram contato com o animal e constatou que ele não agrediu humanos nem animais, entretanto todos aqueles que o manusearam, desde o recolhimento até a necropsia, realizaram o protocolo recomendado para este caso”, informa o diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito.

Em caso de mordida ou contato com saliva de animal, a população deve buscar atendimento no Hospital da Primavera, referência para o atendimento e manejo de acidentes com animais potencialmente transmissores da raiva em Teresina.

O hospital se localiza na Avenida Duque de Caxias, 2660 - Primavera, zona norte da cidade, e a sua sala de vacinação tem funcionamento durante todos os dias até às 17 horas.

 

Da Redação 
redacao@cidadeverde.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário