Governo vai lançar programa de inclusão para pessoas com surdez nos órgãos estaduais - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

10 de mai. de 2023

Governo vai lançar programa de inclusão para pessoas com surdez nos órgãos estaduais

 Foto: Ascom

A Secretaria da Administração (Sead) em parceria com a Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), está elaborando o projeto “Ouça minhas mãos”, que objetiva melhorar a comunicação com a comunidade surda nos órgãos estaduais, por meio do aprendizado da língua de libras.

Será assinado um termo de cooperação técnica entre os órgãos para a execução do projeto. Os detalhes foram tratados em reunião nesta terça-feira (9) onde ficou definido que o projeto será lançado no próximo dia 5 de junho.

O “Ouça minhas mãos” vai capacitar, pelo menos, dois servidores de cada órgão estadual na língua de sinais para o atendimento de pessoas surdas que procuram as secretarias. A Escola de Governo vai ficar responsável pela capacitação, que vai acontecer de forma híbrida, sendo uma parte ministrada por meio de material com vídeos e apostilas e encontros presenciais para a atividade de prática, corrigindo possíveis erros e ampliando o conhecimento dos participantes.

“A administração pública se preocupa em colocar o cidadão sempre no centro de suas ações e a pessoa com deficiência precisa de um acesso diferenciado quando chega para um atendimento nos órgãos públicos e é isso que vamos providenciar, capacitando nossos servidores e contribuindo para que haja inclusão na administração pública”, explicou Samuel Nascimento, secretário da Sead.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, a iniciativa é uma forma de eliminar as barreiras comunicacionais viabilizando o acesso à informação e ao atendimento a todas as pessoas. “É um projeto importante, pois a libras é a segunda língua oficial do Brasil. Esperamos que no final do curso, os servidores que participarem das atividades tenham conhecimentos e condições linguísticas para se comunicar com surdos, mesmo que no nível básico”, finalizou Mauro.


Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário