Grande volume de chuva causa estragos em Teresina e climatologista explica temporal ASSISTA - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de mai. de 2023

Grande volume de chuva causa estragos em Teresina e climatologista explica temporal ASSISTA

 

Teresina registrou um grande volume de chuva na madrugada desse domingo (14). Segundo dados meteorológicos da estação ANA CHESF, foram 146 mm de chuva que causou estragos em diversos pontos da capital, principalmente na região Sul.

O climatologista e assessor técnico da Defesa Civil, Werton Costa, explicou o que causou esse grande volume de chuva, que pode ser considerado como um temporal severo.

“A capital piauiense foi atingida na madrugada de domingo pela atuação de um rigoroso sistema frontal, uma frente fria. Esses canais de umidade são bastantes comum no mês de maio, na transição do período chuvoso para o período seco, porém, jamais com esse padrão de intensidade. O evento foi significativo e pode ser enquadrado como um temporal severo”, explicou.

Werton Costa acrescentou ainda que existem condições favoráveis para mais chuva durante esta semana, mas não com a intensidade do que foi registrado ontem (14).

“Esse evento poderá se repetir durante a semana, talvez não com esse padrão de intensidade, mas há condições favoráveis para esses temporais, principalmente porque a frente fria deve continuar atuando, a temperatura da superfície do mar do atlântico está elevada e as condições termodinâmicas ou de calor no continente também estão expressivas. Os modelos matemáticos apontam para chuva durante todo a semana”, complementa.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o gerente de Operações da Secretaria Municipal de Defesa Civil, Marcos Rolf, informou que o órgão chegou a ser acionado diversas vezes por conta dos alagamentos e casas inundadas.  Marcos Rolf ressaltou que o entulho em bueiros dificultaram a vazão da água da chuva.

“A Defesa Civil foi acionada várias vezes, nós tivemos casas que ficaram inundadas e o problema maior que aconteceu foi porque as pessoas não estavam prevendo essa chuva e muita gente colocou entulho, como resto de construção próximo aos bueiros. Se não tivesse acontecido isso, as águas teriam escorrido”, disse. 

Marcos Rolf destacou ainda que as equipes da Defesa Civil estão preparadas em caso de emergência e pediu que a população evite sair de casa quando tiver previsão de chuva.

“As pessoas tem que ficar preparadas porque essas chuvas a gente não sabe se vai acontecer na zona Norte, na zona Sul. Previsão de chuva, não saia de casa, começou a chover, não saia de casa, procure um abrigo, um local seguro para que vocês possam ficar para não acontecer um risco de acidente. É essa a preocupação da Defesa Civil na área preventiva. Ainda vai ter muita chuva e com isso a Defesa Civil está preparada com a nossa equipe para agir em qualquer situação de alagamento. 199 é o número direto da Defesa Civil”, ressaltou.

 

Rebeca Lima 
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário