Lula decreta luto de três dias pela morte de Rita Lee; sepultamento será aberto - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

10 de mai. de 2023

Lula decreta luto de três dias pela morte de Rita Lee; sepultamento será aberto


O corpo da cantora Rita Lee, uma das maiores estrelas da música brasileira, será velado na manhã de quarta-feira (10). A cerimônia acontecerá no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo, onde o acesso ao público ficará aberto das 10h às 17h. A cremação do corpo, por sua vez, será reservada para amigos e familiares.

Rita Lee morreu na noite de segunda-feira (8), aos 75 anos, após uma luta de dois anos contra um câncer de pulmão. Segundo comunicado divulgado pela família, a cantora faleceu "cercada de todo o amor, como sempre desejou". 

Nascida em São Paulo em 1947, Rita Lee revolucionou o rock brasileiro na década de 1960, quando integrou a banda Os Mutantes, com hits psicodélicos. Em 1972, a cantora decidiu seguir carreira solo, lançando diversos álbuns de sucesso. Um dos mais lembrados é o "Babilônia", que se tornou um dos maiores sucessos da compositora.

Sempre moderna, Rita Lee foi referência de criatividade e independência feminina, além de ter lutado por questões como direitos humanos, proteção ao meio ambiente e igualdade de gênero. A cantora ainda foi responsável por abrir caminho para muitos outros artistas e bandas brasileiras, sendo conhecida como "rainha do rock".

LUTO OFICIAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto de três dias pela morte da cantora Rita Lee, que faleceu aos 75 anos. O decreto foi assinado nesta terça-feira, 9, e será publicado ainda hoje, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Este é o primeiro luto que Lula decreta em seu terceiro mandato. Nesta tarde, o presidente lamentou o falecimento da compositora

"Rita Lee Jones é um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira. Cantora, compositora, atriz e multi-instrumentista. Uma artista à frente do seu tempo. Julgava inapropriado o título de rainha do rock, mas o apelido faz jus a sua trajetória", escreveu Lula, em publicação no Twitter.

Na mensagem, o presidente acrescentou que a compositora "não poupava nada nem ninguém com o seu humor e eloquência" e destacou sua luta contra o machismo na vida e na música, o que inspirou gerações no rock e na arte. "Jamais será esquecida e deixa na música e em livros seu legado para milhões de fãs no mundo inteiro", disse.

A cantora morreu aos 75 anos, no fim da noite desta segunda-feira, 8, em casa. O velório, aberto ao público, será nesta quarta-feira, 10, das 10h às 17h, no Planetário, no Parque do Ibirapuera. O corpo da cantora será cremado em uma cerimônia restrita à família.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário