Lula diz que reunião não aconteceu por atraso de Zelensky: não compareceu - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

21 de mai. de 2023

Lula diz que reunião não aconteceu por atraso de Zelensky: não compareceu

 


Lula diz que reunião não aconteceu por atraso de Zelensky: não compareceu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) explicou neste domingo (21) que não teve a oportunidade de se reunir com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, devido ao atraso e ausência do líder ucraniano no encontro bilateral.

Lula esclareceu: "A situação é bastante simples. Estava agendada uma reunião bilateral com a Ucrânia neste local. Aguardamos e recebemos a informação de que houve atraso por parte deles. Enquanto isso, recebi o presidente do Vietnã. Quando o presidente vietnamita partiu, a Ucrânia não compareceu. Certamente, tiveram outros compromissos e não puderam comparecer. Foi simplesmente isso o que ocorreu".

O presidente minimizou a ausência da reunião individual com Zelensky, uma vez que, segundo Lula, ambos os presidentes tiveram a oportunidade de ouvir os discursos um do outro sobre o conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

"Lamentei a ausência da reunião. No entanto, ouvi atentamente o discurso de Zelensky no encontro, e ele certamente ouviu atentamente o meu discurso. Minha posição continua a mesma de antes", afirmou Lula. As declarações foram dadas durante uma coletiva de imprensa após sua participação na cúpula de líderes do G7, em Hiroshima, no Japão.

Zelensky e Lula ficaram frente a frente, mas não tiveram reunião individual - Foto: Ricardo Stuckert

O presidente brasileiro também destacou que nem o presidente da Ucrânia, nem o presidente da Rússia, Vladimir Putin, demonstraram interesse em discutir a paz.

Lula manifestou sua disposição em visitar a Ucrânia e a Rússia para se encontrar com os líderes dos países e buscar uma solução para o conflito armado. No entanto, de acordo com as informações que recebeu do assessor de assuntos internacionais da Presidência, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, isso ainda não é viável.

Questionado sobre os esforços para construir um plano de paz para a guerra, Lula ressaltou que só é possível considerar uma solução se Zelensky e Putin estiverem dispostos a dialogar sobre o assunto.

O presidente também foi indagado sobre a declaração do presidente ucraniano de que teria ficado "decepcionado" com a não realização da reunião bilateral. "Não fiquei decepcionado, apenas fiquei chateado porque gostaria de encontrá-lo e discutir o assunto, por isso marquei o encontro aqui no hotel. Apenas isso. Zelensky é um adulto, ele sabe o que faz", respondeu Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário