Ministério Público define ações para implementar Pacto Vacinal no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

11 de mai. de 2023

Ministério Público define ações para implementar Pacto Vacinal no Piauí

 


 Imprimir
  • evnto_mpi_qa.jpgAscom
  • IMG_8243.jpgAscom
  • valdecidd.jpgAscom
  • IMG_8161.jpgAscom
  • IMG_8235.jpgAscom
  • IMG_8255.jpgAscom
  • IMG_8302.jpgAscom
  • IMG_8358.jpgAscom



O Ministério Público do Piauí definiu as ações que serão executadas no Piauí após o lançamento do Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal.

O procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura, explica que no primeiro momento as ações serão realizadas no sentido de ressaltar a importância das vacinas.

"Vamos nos reunir com os secretários de saúde do estado e dos municípios para juntos buscarmos saídas para essa questão da baixa cobertura vacinal. Iniciaremos com ações educativas, a priori a nossa ação será no sentido de destacar a importância da vacinação para mantermos erradicadas várias doenças no país", explica Cleandro Moura.

Sobre ações mais rígidas, o procurador destaca que elas serão aplicadas somente num segundo momento, quando constatada a ocorrência de crime. "Temos ações voltadas para o combate de crimes, que quando constatado atuaremos de forma a garantir que a população possa, sim, ter seu direito respeitado e ter o acesso à vacina", pontua.

O Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que tem como meta conscientizar a população acerca da importância do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Por meio do pacto, serão realizadas campanhas de comunicação sobre a segurança e eficácia das vacinas, além de alertar sobre os riscos do retorno de doenças já erradicadas no país, como varíola e poliomelite, por causa da baixa cobertura vacinal.

A iniciativa partiu da preocupação com os baixos índices da cobertura vacinal no Brasil nos últimos anos. Neste primeiro momento, o foco da atuação será a vacinação contra a poliomielite, cujos números estão em queda expressiva.

Piauí garante participação no pacto

O Piauí assinou na última quarta-feira, 10, a adesão do estado ao pacto e, se tornou o primeiro estado do Nordeste e o terceiro do Piauí a garantir a participação no pacto.


Adriana Magalhães
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário