MP instaura procedimento administrativo na Câmara Municipal de Picos por descumprimento de leis - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

26 de mai. de 2023

MP instaura procedimento administrativo na Câmara Municipal de Picos por descumprimento de leis

 

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) instaurou procedimento administrativo na Câmara Municipal de Picos. A iniciativa visa fiscalizar e investigar o descumprimento de decisão do Tribunal de Contas do Piauí e leis federais, a exemplo da taxa municipal de cobrança do lixo. 

O imposto é uma lei proposta e aprovada pelo Executivo Municipal em 2017 e que agora seria ativada pelo prefeito Gil Paraibano (Progressistas). No entanto, a Câmara entendeu que a taxa não deveria ser cobrada diante da falta de estrutura da coleta e revogou a lei.

Em entrevista à TV Cidade Verde Picos, o presidente da Casa Legislativa, Eriberto Barros (Progressistas), ressaltou que o MP-PI está exercendo seu papel e acredita que o órgão entenderá a postura de voto dos vereadores. 

"É trabalho e dever do Ministério Público, um órgão que a gente tem muito respeito e muito importante para a sociedade, foi procurado pela base governista e pela Prefeitura. É função dele [Ministério] fiscalizar, instaurar procedimento, recomendações. Isso a Câmara Municipal é um órgão público, que está atento as questões da sociedade, embasado pelas Leis, temos que sempre trabalhar pensando no bem da população de Picos. A gente achou por bem revogar a taxa do lixo, porque Picos não tem aterro sanitário, não existe uma coleta de lixo seletiva, não tem nem mesmo todas as rotas preenchidas. Temos certeza que o Ministério Público não vai ser contra o direito do vereador votar, isso é a democracia brasileira", frisou o presidente.

O vereador de Picos que compõe a base governista, Matusalém Almeida (PTB), comentou que é contra a taxa, porém é necessário que haja um entendimento de competências, onde somente o Executivo poderia revogar a lei.

"Assim como os demais vereadores achamos muito errado cobrar por um serviço sendo que não há aterro sanitário. Sou totalmente contra essa cobrança, mas acreditamos que isso é competência do Executivo de revogar uma lei sobre cobrança de taxas no município. É importante quando se fora aprovar ou revogar uma lei é interessante que haja um entendimento sobre competências, não só jogar para a população", comentou.

 

Paula Monize

paulamonize@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário