Pesquisadores encontram cachimbo primitivo em escavação em Cocal região norte do Piauí. - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

10 de mai. de 2023

Pesquisadores encontram cachimbo primitivo em escavação em Cocal região norte do Piauí.

 

Um grupo de pesquisadores encontrou durante escavações mais um cachimbo de barro na localidade Frecheiras, municio de Cocal, região norte do Piauí.

O artefato, segundo o secretário de Cultura, João Passos, é uma fonte histórica da passagem de povos primitivos pela região.

Além do cachimbo, são encontrados restos de cerâmica que mostram a importância da região para a historiografia da região.

O objeto, na opinião de Passos, está bem preservado. Nele se observa a forma peculiar como foi confeccionado. Sua ornamentação apresenta pequenos pontos nas laterais, símbolos em formas de cunha e outros. Em uma de suas extremidades existe um pequeno furo, o que leva a entender para ser usado algum tipo de cordão.

“Não sabemos se tem origem ritualística ou apenas ilustrativa. O certo é que mais uma página da história de Frecheira desafia os historiadores. Quem confeccionou tal peça? Qual significado? Em que data foi usado? E por quem? Perguntas que trarão muitas hipóteses”, salienta João Passos.

Para os estudiosos a dúvida se este objeto foi de propriedade dos índios antes da chegada dos portugueses ou se pertencia aos escravos das fazendas da região. A peça agora vai fazer parte do acervo do museu daquela cidade.

Fonte: correiodonorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário