Santiago Peña é eleito o novo presidente do Paraguai - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

1 de mai. de 2023

Santiago Peña é eleito o novo presidente do Paraguai

 


Santiago Peña é eleito o novo presidente do Paraguai
Santiago Peña logo após votar no Paraguai | Daniel Duarte/AFP



Santiago Peña, de 44 anos, do Partido Colorado, foi eleito o novo presidente do Paraguai após votação realizada neste domingo, 30 de abril. Com um total de 94,21% das urnas apuradas, o economista teve 43%, seguido de Efraín Alegre com 27,5% e Payo Cubas em terceiro com 22,7%.

Os dados são da Justiça Eleitoral do Paraguai. Antes mesmo do resultado, quando a apuração apontava a liderança de Santiago, o atual presidente do país, Mario Abdo Benitez, que é do mesmo partido de Peña, já tinha publicado em seu perfil em uma rede social que seu colega tinha sido eleito.

Antes da apuração, na semana da eleição a expectativa era de que a disputa fosse acirrada com pesquisas apontando empate técnico com o candidato da esquerda Efraín Alegre.

Santiago Peña e a esposa durante votação - Foto: Agustin Marcarian/Reuters

TENSÃO


Nos noticiários e colunas políticas, o foco tem sido o debate sobre o fim das relações diplomáticas de longa data com Taiwan em favor da China, bem como uma série de alegações de corrupção contra os principais líderes do Partido Colorado.

Em sua terceira tentativa presidencial, Alegre formou uma ampla coalizão de partidos independentes para desafiar a máquina política poderosa do Partido Colorado. No entanto, ele recebeu críticas de alguns setores por sugerir que encerraria quase 70 anos de relações diplomáticas com Taiwan, em uma tentativa de abrir os enormes mercados da da China.

O Partido Colorado tem governado o país sem interrupção desde a década de 1950, com exceção da presidência de Fernando Lugo, de 2008 a 2012, que foi encerrada por impeachment.

Nenhum comentário:

Postar um comentário