Suspeito de articular roubo de aeronave do médico Jacinto Lay é preso em Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

26 de mai. de 2023

Suspeito de articular roubo de aeronave do médico Jacinto Lay é preso em Teresina

 O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) prendeu nesta sexta-feira (26) Lucas Marciel Pereira da Silva, de 25 anos, considerado o principal articulador do roubo da aeronave do médico Jacinto Lay, no último mês de janeiro. O suspeito estava foragido e usando nome falso. Ele foi preso no bairro Promorar, na zona Sul de Teresina.  

Segundo o delegado Charles Pessoa, Lucas foi contratado para roubar a aeronave e tem ligação com organização criminosa de tráfico de drogas. Ele era amigo do filho do piloto do médico Jacinto Lay, que também já foi preso por participação no crime. 

O coordenador do Draco afirmou que, por ser amigo da família do piloto, inclusive ter trabalhado como motorista, ao ser confrontado pela organização criminosa sobre a possibilidade de roubar uma aeronave em Alagoas, ele informou que conhecia uma em Teresina. Assim iniciou o processo de articulação, aliciando inclusive o filho do piloto do médico, que já foi preso.

"Ele foi o principal articulador do crime. O caso já foi elucidado, o inquérito já foi concluído, inclusive o Lucas Marciel já foi elucidado e ele foi o responsável por agenciar os outros criminosos e ele tinha conhecimento da rotina da vítima. No dia que fizemos a operação ele estava no Maranhão, continuamos acompanhando fazendo a investigação, e na manhã de hoje conseguimos efetuar a prisão dele na capital, inclusive estava usando documento falso e também vai ser autuado por isso", disse o delegado.

Foto: Arquivo Pessoal

O Draco informou que ainda existe uma pessoa foragida, mas que o inquérito já foi concluído e as pessoas indiciadas. Lucas Marciel é considerada de alta periculosidade.

“É um indivíduo extremamente perigoso. Além do roubo da aeronave, ele também tem envolvimento com o tráfico de drogas, e também com uma organização criminosa responsável pelo roubo de cargas em Teresina e no Maranhão. Ele tem um histórico criminal bem robusto, tem envolvimento com organização criminosa, tráfico e roubo de cargas no Piauí e no Maranhão. Essa aeronave seria para o tráfico internacional, mas ele tem ramificações por ter contatos com pessoas do Mato Grosso e conheceu esse grupo”, explicou Charles Pessoa.

Segundo o delegado, saber da rotina do médico ajudou no roubo da aeronave, inclusive ele chegou a trabalhar algumas vezes como motorista para o dono da aeronave. “Ele tinha conhecimento de alguns familiares e da rotina do médico e se aproveitou da situação. Ele não era motorista profissional do médico, mas algumas vezes ele foi chamado para uma situação específica para dirigir para vítima. Ele se aproveitou dessa oportunidade para praticar esse crime”, declarou.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Relembre o caso

O crime aconteceu na madrugada do dia 14 de janeiro quando bandidos armados invadiram o Clube do Ultraleve do Piauí, na zona Leste de Teresina, e roubaram um avião monomotor, modelo Cessna 206, avaliado em R$ 2 milhões. 

A aeronave pertence ao médico Jacinto Lay. Os criminosos  renderam o caseiro do clube, retiram o avião de dentro do hangar e decolaram ainda durante a madrugada, por volta das 3h.

A aeronave  foi localizada após um pouso forçado na cidade Juara, em Mato Grosso, no dia 23 de janeiro.

Em março, a Polícia Civil deflagrou um operação contra os envolvidos no roubo do avião.  Entre os presos, estava um jovem piloto, filho de um dos mais renomados pilotos do Piauí, que teria sido peça fundamental no plano criminosos. Ele teria recebido mais de R$ 6 mil para atuar no roubo. 

 

Barbara Rodrigues
redacao@cidadeverde.com 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário