CCJ aprova projeto do TJ que cria três novas Centrais de Inquérito no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

12 de jul. de 2023

CCJ aprova projeto do TJ que cria três novas Centrais de Inquérito no Piauí

 Foto: Thiago Amaral/ Alepi 


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou na manhã desta quarta-feira (12) um projeto de lei, apresentado pelo Tribunal de Justiça (TJ-PI) para a reestruturação da justiça criminal no estado. Dentre as iniciativas previstas, está a criação de seis novas varas criminais, que será dividas entre a capital e Parnaíba, e três novas Centrais de Inquérito. 

A votação foi acompanhada pelo presidente do TJ-PI, Hilo de Almeida. 

Segundo o desembargador, o projeto de reestruturação da justiça criminal do Piauí prevê a instalação de novas varas especializadas, sendo uma deles destinada ao combate ao crime organizado e uma em Parnaíba. 

O PL também prevê a instalação de Centrais de Inquéritos e Audiências de Custódia Regionalizadas nas principais cidades do estado.

“É uma demanda para o enfrentamento da violência, apresentamos para o governador e ele enviou. Estão sendo criadas, através dessa proposta, seis unidades criminais, uma unidade de crime de roubo, em Teresina e Parnaíba e três centrais de inquérito. É uma demanda importante, pois há 30 anos que nosso sistema não passava por uma reforma”, declarou. 

Pelo projeto apresentado, as Centrais contarão com: Instituto Médico Legal (IML), para a realização o exame de corpo de delito da pessoa presa; atendimento psicossocial  prévio e posterior à audiência de custódia; Sistema de Identificação e Custódia – SIC; Núcleos de Justiça Restaurativa; Central  Integrada de Alternativas Penais – CIAP; Unidade para a  execução da medida de monitoramento eletrônico; Projeto Ressocializar Para Não Prender; Escritório Social (CNJ); Programa de Cuidado Integral do Paciente Psiquiátrico; Centro de atendimento e apoio à vítima (Atendimento  à mulher vítima de violência doméstica e à criança e adolescente).


Paula Sampaio
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário