A população de Francinópolis indignada com a demissão do médico Dr. Antônio Luiz do quadro de funcionários da Unidade Mista de Saúde do município realizou um abaixo-assinado como repúdio a demissão do médico. O documento direcionado ao Secretário de Estado de Saúde do Piauí foi entregue pelo representante popular Deyvison Thierry e pede a recontratação do médico para o quadro de funcionários da unidade.
A cidade que possui 4.505 habitantes contabilizados de forma geral conseguiu no prazo de 18 dias arrecadar 1.158 assinaturas de moradores insatisfeitos com a demissão do Dr. Antônio Luís.
No documento encaminhado à população descreve a situação como sem fundamento, haja visto o trabalho dedicado do médico que atende no município há mais de 20 anos. “Decisão tomada, repetimos, sem justificativas, da demissão do Dr. Antônio Luiz, solicitamos através destas assinaturas a imediata recontratação do médico que nos atendia com respeito, zelo e que jamais faltava a seu trabalho”, relato do ofício.
Na solicitação, o povo destaca que o médico além de tratar as doenças físicas também realizava um importante trabalho com os pacientes que sofrem com problemas psicológicos haja visto sua especialidade psiquiátrica, todavia com sua saída deixou esse grupo desassistidos.
Com o ato, a população espera sensibilizar o governo do estado na pessoa do Secretário de Saúde para revisão da demissão do médico Dr. Antônio Luiz. A suspeita é que a demissão do medico tenha sido por motivação politica.

Veja ofício na íntegra
EXCELENTÍSSIMO SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO DE SAÚDE DO PIAUÍ
Assunto: encaminhamento de abaixo assinado com 78 páginas e 1.158 assinaturas da cidade de Francinópolis – Piauí
No início do mês de julho/2023 a cidade de Francinópolis foi surpreendida pelo afastamento do Dr. Antônio Luiz Dantas da Fonseca da função de médico plantonista nos finais de semana (sexta à noite/sábado e domingo até às 7h).
Até o início das coletas das assinaturas deste abaixo assinado (03/07/2023) a unidade mista da cidade de Francinópolis só tinha no seu quadro dois médicos que atendiam nos finais de semana, essa realidade hoje é diferente pois atualmente dispõe de médicos para atender durante toda semana.
Esse benefício ofertado pela unidade mista atualmente, coisa que nunca tinha ocorrido antes, pelo menos nos últimos anos de existência de boa parte das pessoas que assinaram esse abaixo assinado, foi ofuscado pela demissão repentina e sem justificativa do médico que nos atendia nos finais de semana por mais de vinte anos.
Dr. Antônio Luiz, não era só um médico plantonista que cuidava das dores físicas, seu maior legado como médico da unidade de saúde era seu cuidado com os pacientes que precisam de um acolhimento por problemas da mente, e disso nossa cidade ficou órfão.
Diante da triste realidade que hoje se encontra nossa cidade, que ficou sem essa assistência, que fomos motivados a demonstrar nosso sentimento de perda e abandono através deste abaixo assinado.
Com isso, esperamos sensibilizar Vossa Excelência a revisar a decisão de demissão do médico Dr. Antônio Luiz que foi trocado por outros que como ele, não tem vínculo permanente com o Estado, não são concursados, não participaram de teste seletivo, foram simplesmente escolhidos para está aqui na nossa cidade no lugar do Dr. Antônio Luiz.
Atualmente a cidade de Francinópolis possui 4.505 habitantes, entre adultos, jovens, adolescentes e crianças, destes, no período de 18 dias 1.158 moradores manifestaram seu repúdio e insatisfação da decisão tomada, repetimos, sem justificativas, da demissão do Dr. Antônio Luiz, solicitamos através destas assinaturas a imediata recontratação do médico que nos atendia com respeito, zelo e que jamais faltava a seu trabalho.
Com essa ação Vossa Excelência e todos que fazem o governo do estado do Piauí, terá nossa eterna gratidão e respeito.

VEJA TAMBÉM