O município de Francinópolis realizou neste sábado (12), uma Cavalgada com vaqueiros da cidade e região. O evento já acontece pela terceira vez e este ano teve a iniciativa da gestão municipal junto com a incentivadora Maria Joaquina e sua equipe.
A concentração dos vaqueiros aconteceu na entrada da cidade no bairro Chapada do Brejo, no local reuniram-se homens e mulheres que seguiram montados em seus cavalos, todos seguiram atrás de um veículo que carregava a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira dos vaqueiros até o local da benção.
O momento religioso foi realizado pelo padre Roberlan, que proclamou o evangelho e na sequência fez a benção dos vaqueiros e seus animais. Após esse ato todos seguiram para o Parque de Vaquejada 3 Irmãos, onde houve sorteio de equipamentos de montaria e pega de boi no limpo.
A incentivadora Maria Joaquina falou da realização do evento para os vaqueiros. “É importante essa cultura, a cavalgada é a terceira que a gente faz, esse a ano a Prefeitura Municipal teve a iniciativa de fazer essa belíssima cavalgada onde a gente trouxe vaqueiros do nosso município e também alguns amigos aqui de Elesbão Veloso a quem a gente muito agradece”, externa
Ela ainda comenta a importância que o momento tem para essas pessoas que são vaqueiros por amor e profissão. “É uma cultura que nossos vaqueiros gostam, eles precisam desse momento de diversão, desse momento de descontração, desse reencontro com vários amigos e amigas vaqueiros da região”, ressalta Maria Joaquina.
Com ações de incentivo à cultura e atendendo um pedido dos vaqueiros, o prefeito Paulo César, conta que o evento foi feito com ajuda da Maria Joaquina e sua equipe, e contou com a participação da população, autoridades como a vice-prefeita Celi Soares, vereadores e secretários.
“Os vaqueiros aqui sempre clamam nessa época por uma cavalgada, então, nós vem realizando, não é a primeira, então com a ajuda da Maria Joaquina e toda a sua equipe que nos ajudou na elaboração do projeto da cavalgada, que vem a se concretizar exatamente hoje, os vaqueiros, a população também participando com cavalo e carro”, destaca o gestor.
Paulo César fala do empenho da gestão na valorização dessa tradição. “A cultura é sempre elevada, a cultura é o que fica, temos que passar de geração em geração, então para passar a geração mais nova tem que conhecer e você tem que mostrar, então é isso que a gente pretende”, frisa.
Ele ainda comenta que esse trabalho de resgate e valorização é feito também em outros segmentos, bem como tem sido feito um importante trabalho em todas as pastas do município.
“Tudo que faz parte da cultura de Francinópolis a gente vai incentivar não só a vaquejada, mas outros eventos, então o que a gente quer e é uma área imprescindível que é a cultura, então tem cultura, esporte, tem educação, saúde, agricultura, então todas as áreas o poder público tem que atuar e satisfazer a população”, cita o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário