Foto: divulgação Governo do Estado
Programa semelhante ao Ronda Cidadão, que se baseia na filosofia de Polícia Comunitária, será retomado em novo formato no Piauí. Em entrevista exclusiva ao Cidadeverde.com, o secretário estadual Segurança Pública, Chico Lucas, classificou o projeto- implantado anteriomente em 2010- com uma experiência exitosa e anunciou o lançamento para setembro.
"O Ronda Cidadão foi uma experiência exitosa e vamos aperfeiçoá-lo. É uma mudança que passa até mesmo por questões de gênero, por isso, vamos mudar de Ronda Cidadão para Patrulha Cidadã. Isso está sendo conduzido pelo coronel Scheiwann, que é o comandante da PM, e pelo nosso diretor de Polícia Comunitária, que é o coronel Renato Alves", disse o secretário.
Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com
Chico Lucas antecipou que a Patrulha Cidadã será implantada em áreas consideradas mais violentas e citou, por exemplo, regiões como Vila Dagmar Mazza, o residencial Dilma Rousseff e o bairro São Joaquim.
"Estamos estudando, mas vamos lançar em setembro quando recebermos as viaturas novas. A Patrulha Cidadã vai ficar nos locais mais violentos de Teresina que terão o policiamento normal e mais esse extra. Isso será implantado só em algumas vilas, principalmente. A gente tem todos os locais mapeados e vamos apresentar à sociedade esses lugares e os horários", disse Lucas.
O Cidadeverde.com apurou que, no novo formato, a cidade será dividida em quatro regiões, que passarão a contar com o patrulhamento ostensivo, por meio de viaturas e motos. Um dos objetivos é aproximar a Polícia Militar da população para inibir crimes e reforçar a sensação de segurança. O policiamento especializado e dos batalhões de área será mantido.
A implantação do projeto deve ser anunciada oficialmente nos próximos dias e acontece após a formação de 1.100 novos soldados e a promoção inédita de 2.171 policiais, sendo 198 oficiais e 1.973 praças.
Yala Sena e Graciane Araújo
redacao@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário