Foto: Arquidiocese de Teresina
Da Redação
O arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, recebeu nesta sexta-feira (15) o Pálio Arquiepiscopal das mãos do representante do Papa no Brasil, o Núncio Apostólico Dom Giambattista Diquattro. A insígnia é uma vestimenta litúrgica formada por uma faixa de lã branca (em formato de “Y”) e simboliza a vocação de pastor do rebanho de Cristo.
A entrega se deu durante a missa que aconteceu na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, no centro de Teresina, durante a celebração que marca a festa da padroeira.
Dom Juarez havia recebido a indumentária, que foi entregue pelo Papa Francisco, na Solenidade de São Pedro e São Paulo realizada em 29 de junho no Vaticano. Dentro do rito da imposição, Dom Juarez Marques fez sua Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade, intimamente ligado ao juramento de lealdade ao Papa e seus sucessores.
Empossado no dia 25 de fevereiro de 2023, Dom Juarez Marques é o primeiro piauiense a assumir a Sede Metropolitana da Igreja Católica no Piauí. Para ele, este dia histórico representa, sobretudo, a responsabilidade em presidir a Arquidiocese de Teresina e cuidar com amor e sabedoria do rebanho que Deus o confiou.
“O Pálio é um símbolo pastoral e nele contém o cuidado do Bom Pastor com todos nós. E esse Bom Pastor com o qual nós somos configurados para o cuidado do rebanho do Senhor. Ele simboliza também e nos remete para comunhão com o Santo Padre, o Papa Francisco, além da unidade em nossa província eclesiástica em nossas oito dioceses do Piauí”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário