Foto: Sesapi
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou a 100ª captação de córneas de 2023. No HGV, a captação das córneas é feita pela equipe do Banco de Olhos e Tecidos Oculares (BTOC) até seis horas após a declaração de óbito do paciente. O hospital já realizou este ano 35 transplantes de rins e 19 de córneas.
“Hoje alcançamos a 100ª captação deste ano. Um trabalho dedicado de toda equipe do Banco de Olhos e Tecidos do HGV e da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), com o apoio da Central de Transplantes do Piauí”, destaca Namir Santos, coordenadora do BTOC do HGV.
A equipe do Banco de Olhos destacou que tem intensificado a realização de palestras dentro da própria unidade para os pacientes que estão aguardando atendimento médico e no ambulatório sobre a importância da doação de órgãos e tecidos e incentivar a doação.
“Estamos nos empenhando para aumentar as doações, captações e os transplantes de órgãos. Atualmente fazemos transplantes de córneas e rins, mas em breve ampliaremos esse serviço para outras modalidades”, enfatizou Dirceu Campêlo, superintendente de gestão da rede de média e alta complexidade da Sesapi.
A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, chama a atenção para a importância do ato de doar.
“Estamos em plena campanha do Setembro Verde, que é voltada à doação de órgãos e tecidos. Muitas pessoas ainda aguardam na fila de transplante e uma conversa pode mudar a vida de alguém que espera. Comunique seu desejo e decisão de ser doador, pois a doação só acontece após a autorização familiar”, pontua a gestora.
Da Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário