nesta semana e temperatura pode chegar a 40°C; entenda o fenômeno - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

12 de dez. de 2023

nesta semana e temperatura pode chegar a 40°C; entenda o fenômeno



Por CBN


12/12/2023 09h20 Atualizado há uma hora

Onda de calor tem afetado todas as regiões do país — Foto: Freepik




Em entrevista ao Jornal da CBN, a meteorologista Naiane Araújo, do Inmet, fala sobre a expectativa de uma nova onda de calor no Brasil a partir desta quinta-feira (14). Segundo a meteorologista, a previsão indica a configuração de uma massa de ar quente e seca pelo interior do país, principalmente em áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e parte da região Sul. Ouça a entrevista completa no final do texto.


'Principalmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, pontos de Goiás, áreas de Minas Gerais, pontos de São Paulo e interior da Bahia', afirma.



Em alguns locais, as temperaturas podem se aproximar dos 40°C. A meteorologista explica que, com o intervalo das chuvas e a aproximação do verão, a radiação solar incide diretamente.


'Quando se estabelecem estas ondas de calor, normalmente, nós temos essa massa de ar quente e seco predominando, então temos ausência de nuvens e de chuva e as temperaturas disparam mesmo'.




O que é uma onda de calor?




De acordo com a meteorologista Naiane Araújo, alguns critérios devem ser observados para a configuração de uma onda de calor. A temperatura, explica, deve estar cinco graus acima da média do mês, por um período mínimo de três dias consecutivos.


Estas características devem, ainda, ser observadas em uma longa área de abrangência para que o fenômeno seja considerado como uma onda de calor.


'Não adianta observar este critério em um município e, nas redondezas, não batê-lo. O fenômeno onda de calor deve obedecer a estes critérios'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário