Por Cláudio Gabriel, CBN — Rio de Janeiro
19/12/2023 19h52 Atualizado há 11 horas
Celular — Foto: PixabayJá está disponível para ser baixado o aplicativo Celular Seguro, novo sistema de monitoramento e alerta de roubo de celular lançado pelo governo federal. A proposta é permitir que a vítima de roubo ou uma pessoa de confiança previamente designada possa bloquear também os aplicativos das redes bancárias em até dez minutos. A maioria dos bancos já aderiu à iniciativa.
Em entrevista a Carolina Morand no Ponto Final CBN, o jornalista especializado em tecnologia Thássius Veloso explica como funciona o modelo na prática. De acordo com ele, a ideia não é fazer os smartphones inutilizáveis assim que forem roubados. O objetivo gira mais em torno de impedir o acesso ao número de telefone e a bancos.
Segundo ele, é possível cadastrar pessoas de confiança que serão alertadas assim que o celular for roubado. A partir disso, essa pessoa também pode emitir um alerta pela plataforma.
Conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, somente em 2022, um milhão de celulares foram roubados no país. Na internet, vários sites anunciaram a venda desses equipamentos a preços muito abaixo do mercado.