Por Isa Stacciarini — Brasília
18/01/2024 06h46 Atualizado há 44 minutos
O deputado federal Carlos Jordy, do PL do Rio, é o principal alvo da 24ª fase da operação Lesa Pátria deflagrada na manhã desta quinta-feira (dia 18) pela Polícia Federal. A informação foi confirmada a CBN por fontes da PF.
Nas redes sociais, o deputado faz postagens criticando as investigações sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro e atacando ministros do Supremo Tribunal Federal, como o presidente da corte, Luís Roberto Barroso.
Os agentes estão na rua para identificar mentores intelectuais, financiadores e incitadores de atos antidemocráticos ocorridos não só nos ataques golpistas de 8 de janeiro, mas de atos que começaram desde o fim de outubro de 2022 e janeiro de 2023.
Ao todo estão estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal. Oito são no Rio de Janeiro e dois no Distrito Federal.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime.
Balanço da Lesa Pátria
Em janeiro a PF divulgou um balanço das operações que visam investigar quem participou, financiou, planejou e executou os ataques golpistas do dia 8 de janeiro. Ao todo, foram 97 mandados de prisão preventiva e 313 de busca e apreensão. No total, foram apreendidos mais de R$ 11 milhões em bens.
Além dos números, foram realizadas 1.393 prisões em flagrante em decorrência dos atos do dia 8.
Nenhum comentário:
Postar um comentário