A Polícia Civil deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (25), a Operação Draco 89 para desarticular uma facção criminosa que atua em Teresina e que possui braços em outros estados. A organização criminosa alvo da ação é o PCC (Primeiro Comando da Capital) e mais de 15 integrantes do grupo já goram presos.
Divulgação/Polícia CivilMembros do PCC são presos em Teresina em operação da polícia
Estas prisões aconteceram em bairro da zona Leste e Norte de Teresina, e há também um preso no Estado de São Paulo. Segundo explicou o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, este indivíduo de São Paulo mantinha contato direto com integrantes do PCC aqui em Teresina por meio de aplicativos de mensagens.
Divulgação/Polícia CivilMembros do PCC são presos em Teresina em operação da polícia
Ao todo estão sendo cumpridos mais de 30 mandados de prisão e de busca e apreensão nos bairros São Cristóvão, Parque Universitário, Planalto Ininga, Vale do Gavião, Piçarreira, Campestre, Satélite, Madre Teresina, Vila Mocambinho e Vila Santo Afonso. Durante as diligências a polícia apreendeu armas e acessórios como pulseiras e relógios roubados ou adquiridos com dinheiro oriundo do crime.
Divulgação/Polícia CivilMembros do PCC são presos em Teresina em operação da polícia
As investigações que culminaram na prisão de membros do PCC nesta operação iniciaram ainda em 2023. É o que explica o delegado Charles Pessoa.
“Começamos a investigar esta célula criminosa a partir do primeiro semestre do ano passado depois que fizemos a prisão de um indivíduo conhecido como Kairon. Conseguimos informações sobre quem fazia parte do grupo, conseguimos identificar estes criminosos, localizá-los, monitorá-los e agora estamos tirando-os de circulação. Trata-se de uma célula criminosa vinculada a uma organização originária do Estado de São Paulo e que vinha atuando fortemente no crime aqui na capital”, explica.
Assis Fernandes/O DiaDelegado Charles Pessoa, coordenador do Draco
Os presos estão sendo autuados e encaminhados para a sede do Draco para os procedimentos legais. Mais prisões podem ocorrer ao longo do dia. A Operação Draco 89 conta com o apoio do Canil da Polícia Militar, do BOPE, da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp) e das delegacias metropolitanas de Teresina.
PCC também foi alvo de operação da polícia na semana passada
Esta não é a primeira vez este ano que o PCC é alvo da ação da polícia em Teresina. No último dia 18, outra célula da facção foi desarticulada na Vila Santo Afonso, região do bairro São Joaquim, na zona Norte da capital. Ao todo, 14 integrantes do PCC foram presos durante a ação. Foram apreendidos drogas, celulares e dinheiro trocado em poder dos criminosos. As investigações que culminaram nestas prisões iniciaram em abril de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário