Teto de juros do consignado do INSS terá nova redução - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

12 de jan. de 2024

Teto de juros do consignado do INSS terá nova redução



Por Samantha Klein, CBN




Atendimento do INSS — Foto: Reprodução/Governo Federal




O Conselho Nacional da Previdência Social aprovou nesta quinta-feira (11) um novo corte da taxa máxima de juros cobrada em empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS. O teto para o empréstimo consignado convencional, com desconto em folha de pagamento, para esse público foi reduzido de 1,80% ao mês para 1,76% ao mês.


Fontes do setor dizem que a nova redução é muito preocupante, com margem cada vez menor. Ouvi inclusive que, em breve, "o produto ficará inviável". Já para as operações nas modalidades de cartão de crédito e cartão consignado de benefícios, o teto dos juros foi reduzido de 2,67% ao mês para 2,61% ao mês.



A proposta de corte foi apresentada pelo Ministério da Previdência Social, que vem defendendo, desde meados de 2023, que as reduções do teto do consignado acompanhem os cortes da Selic, a taxa básica de juros da economia, que reduziu mais meio ponto percentual em dezembro.


Os bancos são contrários a este parâmetro para o corte dos juros do consignado, pois este cálculo não acompanha os custos operacionais das instituições bancárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário