10/02/2024 20h06 Atualizado há 12 horas
Galinho de Brasília aconteceu neste sábado. — Foto: Mariana Machado/CBN
O carnaval começou na capital federal com o tradicional Galinho de Brasília reunindo os amantes do frevo na área central da cidade.
Romildo Carvalho, presidente e fundador do bloco explica as origens do grupo. Em 1992, durante o confisco das poupanças no governo Collor, ele e os amigos, que são pernambucanos, não conseguiram viajar para curtir o carnaval na terra natal. A solução? Criar um filhote do galo da madrugada em Brasília.
Com mais de 30 anos de tradição o bloco volta às ruas neste ano. Em 2023, não houve acordo com o governo a respeito do local para o desfile do trio elétrico, mas dessa vez o galinho - e a versão infantil, o pintinho - marcam presença.
"O importante para a gente hoje não é a quantidade. É a volta do Galinho novamente aqui para a rua de Brasília. A expectativa não é de público tão alto, mas de volta e da gente firmar posições de resistência no caso do frevo".
Reproduzir vídeo
Reproduzir
--:--/--:--
Silenciar som
Minimizar vídeoTela cheia
Foliões no bloco Galinha de Brasília
A ideia cresceu e o galinho segue hoje reunindo os apaixonados pelo frevo e por Pernambuco.
As referências de outros estados foram presença garantida neste sábado. O boi de seu Teodoro levou a tradição do Bumba Meu Boi do Maranhão para a Torre de TV, no centro de Brasília. O grupo existe há 61 anos e é patrimônio cultural e imaterial do Distrito Federal. O coordenador do grupo, Guarapiranga Freire, lembra do sentido real do carnaval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário