Por Mariana Machado, CBN
01/02/2024 11h19 Atualizado há uma hora
Vacina Qdenga, contra dengue. — Foto: Divulgação
O Ministério da Saúde começa, na semana que vem, a distribuir aos municípios selecionados as 750 mil doses da vacina contra a dengue já recebidas. Os imunizantes fazem parte de um total de 1,32 milhão de doses doadas pelo laboratório japonês Takeda.
Uma segunda remessa com 570 mil doses deve chegar em fevereiro. A data da distribuição não foi definida, mas a expectativa é de que, a partir daí, tenha início a vacinação das crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos.
A faixa etária foi definida por ser a com mais casos de internações. Ainda não foi divulgado o número de doses que serão entregues aos 521 municípios contemplados.
Até o fim de 2024, o governo espera vacinar 3,2 milhões de pessoas.
Ações de combate à dengue
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que a pasta estabeleceu um centro de operações de emergência junto a estados, municípios e outros ministérios para coordenar ações conjuntas de combate à dengue.
Até então, o Ministério trabalhava com uma sala de monitoramento. Mas, a instituição do centro servirá para reforçar a rede de atenção.
Nísia destacou a importância do país se unir, neste momento, para combater a doença: "Quero esse termo: 'chamamento'. Um chamamento público para a união de todo o país nesse momento, para proteger a nossa população; para prevenir, uma vez que sabemos que a maior parte dos focos - mais de 75% - se encontra nas casas; para controle dos focos e o cuidado com a nossa população".
"Esse Brasil unido contra dengue é nossa afirmação de que, apenas com essa união, podemos avançar no sentido de estar protegendo a nossa sociedade frente a esse quadro de dengue e, possivelmente, de outras arboviroses que se apresentam também", ressaltou.
Quando chegam as vacinas?
O Ministério divulgou o cronograma de recebimento das 5,2 milhões de doses compradas junto à farmacêutica. O volume corresponde à capacidade máxima do laboratório.
A primeira parcela, com 932 mil doses, tem previsão de chegar ao Brasil em 30 de março. O cronograma segue mês a mês, com a última entrega em 31 de dezembro, totalizando 6,5 milhões de doses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário