Produtores de algodão do interior do PI se reúnem com empresários europeus e do Japão - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

27 de mar. de 2024

Produtores de algodão do interior do PI se reúnem com empresários europeus e do Japão

 Foto: Reprodução/WhastApp

Por Déssyca Barbosa (estagiária)

Revisão: Cidadeverde.com/picos

O município de Paulistana, distante 470 km de Teresina, sediou nesta segunda-feira (25) e terça-feira (26) encontros com a participação de produtores de algodão ecológico e empresários do Continente Europeu (França, Alemanha, Reino Unido) e do Continente Asiático (Japão). A reunião que aconteceu na comunidade Caraibeiras, zona rural da cidade, teve por objetivo ampliar investimentos no referido setor no território Chapada Vale do Itaim.

Na ocasião, os empresários conheceram a estrutura da usina de beneficiamento de produção de algodão pertencente a Associação dos Produtores Rurais do Piauí Agroecológico (APROPRIA), localizada na sede de Paulistana-PI.

O produtor de algodão ecológico, Osvaldo Mamedio, destacou que durante o encontro foram discutidas estratégias para ampliar a produção regional que é exportada para o exterior.

“Essa visita foi justamente para provar para o continente europeu e também para os países de primeiro mundo de que realmente o processo de produção é totalmente orgânico e agroecológico. O que ficou acordado é que vamos trabalhar para aumentar o número de produtores para ampliar a produção que em ano anterior já foram 13 toneladas comercializadas”, disse o produtor. 

Produção do algodão

O município de Paulistana-PI possui o projeto “Produção de Algodão em Sistema Agroecológico", que é desenvolvido em parceria com a empresa francesa Vert e a Diaconia. As ações do mesmo envolvem 103 produtores das cidades de São Francisco de Assis-PI e Queimada Nova-PI.

O algodão ecológico é produzido por agricultores nas comunidades: Abelha Branca, Caraibeira, Assentamento Cachoeira, Barro Vermelho e Quilombo Chupeiro. Em São Francisco de Assis, a produção é realizada nas comunidades Lagoa do Juá, Barreiro Grande e Atrás da Serra e em Queimada Nova, na comunidade Queimada Grande. 

O plantio é realizado no período de novembro à fevereiro. Em 2023, foram produzidas e comercializadas 13 toneladas de algodão, retornando o valor financeiro de mais de 200 mil reais para a associação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário