Superterça: eleitores de 15 estados nos EUA definem candidatos à presidência

Superterça: eleitores de 15 estados nos EUA definem candidatos à presidência

leandro santos
0


Por Redação

— Rio de Janeiro


05/03/2024 06h22 Atualizado 05/03/2024






Eleitores de mais de 15 estados vão às urnas nesta terça-feira (dia 5) para escolher quais serão os candidatos na corrida à Presidência da República dos Estados Unidos.


Historicamente, a chamada Superterça costuma ser decisiva, principalmente para a sigla que está na oposição. Mas, diferentemente de disputas passadas, neste ano as candidaturas dos dois lados já estão praticamente definidas.


Kamala Harris defende cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza
Atriz de 'Euphoria' e 'Jogos Vorazes', Hunter Schafer é presa em protesto pró-Palestina




Do lado democrata, o presidente Joe Biden enfrenta outros dois candidatos, mas desponta como o grande favorito. Já do lado republicano, o ex-presidente Donald Trump enfrenta apenas uma rival, a ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley. Até agora, ele tem vencido por ampla maioria.



Os estados que votam nesta terça são: Alabama, Alasca, Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah, Vermont e Virgínia.


Nos Estados Unidos, os pré-candidatos de cada partido disputam prévias em cada estado e território do país, elegendo um certo número de delegados em cada um deles. Quem tiver o maior número de representantes ao final do processo se torna o candidato do partido à Presidência. Os maiores colégios eleitorais são os da Califórnia e do Texas.




Trump se mantém candidato




Ex-presidente dos EUA, Donald Trump — Foto: Seth WENIG / POOL / AFP


Nessa segunda (dia 4), a Suprema Corte do país anulou os esforços de estados individuais para desqualificar Donald Trump de concorrer à presidência. A decisão unânime é específica do Colorado, mas também anula as contestações apresentadas em outros estados.


O Colorado tinha proibido Trump de participar das primárias republicanas argumentando que ele incitou o motim de 2021 no Capitólio. O tribunal decidiu que apenas o Congresso, e não os estados, tem esse poder.


Os primeiros resultados da Superterça devem ser conhecidos na noite desta terça (dia 5). As definições ficarão para as primeiras horas desta quarta-feira (dia 6).

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!