TJ do Piauí terá primeira vaga de desembargadora com inscrição exclusiva para mulheres - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

27 de mar. de 2024

TJ do Piauí terá primeira vaga de desembargadora com inscrição exclusiva para mulheres

 Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com


Por Yala Sena 

Com 100% do pleno composto por homens, o Tribunal de Justiça do Piauí lançará edital para escolher, pela primeira vez, uma vaga de desembargadora com inscrições voltadas exclusivamente para as mulheres.

A determinação para uma espécie de cota feminina no TJ é do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Em anos, a mais alta corte do judiciário piauiense está com o pleno composto somente pelo sexo masculino.

A única desembargadora do TJ, Eulália Maria Pinheiro, se aposentou em agosto do ano passado. 

Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro foi pioneira entre as mulheres como desembargadora do TJ, chegando a ser presidente da corte estadual e do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE).   

A vaga de desembargadora exclusiva para mulheres será discutida no dia 1º de abril. Na mesma sessão, serão escolhidos quatro novos desembargadores. Neste dia, o Tribunal de Justiça vai propor a criação de duas novas vagas de desembargadores, totalizando 22. Uma será destinada para a magistratura (exclusiva para as mulheres) e a outra vaga para a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) pelo 5º Constitucional. 

Na sessão, o tribunal fará também a remoção e a promoção de 17 juízes para varas criminais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário