Por Natalia Furtado
— Rio de Janeiro
13/04/2024 12h10 Atualizado há 4 horas
Programa Bolsa Família. — Foto: Adriana Toffetti/Ato Press/Agência O Globo
A Ação da Cidadania lançou, neste sábado, o projeto Busca Ativa que tem como objetivo identificar e orientar a população, em especial quem vive em situação de extrema pobreza, sobre seus direitos e ingresso nos programas sociais do governo federal. O lançamento é em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
O objetivo é acelerar e expandir a inclusão de milhares de famílias no Cadastro Único, porta de acesso a mais de 30 políticas públicas, como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social de Energia, dentre outros. O mapeamento será realizado com o apoio das lideranças que fazem parte da rede da Ação, priorizando – inicialmente – os territórios em que elas já atuam.
A ideia é que a rede de colaboradores da ONG utilize um programa, que foi desenvolvido e monitorado pela Ação da Cidadania, que permite, via WhatsApp, a análise das características de cada família para que sejam identificados os benefícios que podem eventualmente ser acessados.
A partir dos dados coletados, as pessoas serão orientadas a buscar o Centro de Referência da Assistência Social mais adequado para confirmação dos dados.
O coordenador da Ação da Cidadania, Rodrigo "Kiko" Afonso, disse que tem muitas famílias que sequer sabem que têm direito a acessar esses programas.
O Rio de Janeiro foi contemplado para a fase piloto desse levantamento. Mas a previsão é que as parcerias para a Busca Ativa sejam expandidas para o restante do país ainda esse ano.
A Ação da Cidadania é a maior entidade de combate à fome do país e sua rede tem mais de 3 mil entidades cadastradas no Brasil inteiro, sendo cadastradas mais de 200 mil famílias para o recebimento de cestas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário