Fora da agenda, Lula se reuniu com Lira na noite de domingo - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

23 de abr. de 2024

Fora da agenda, Lula se reuniu com Lira na noite de domingo



Por Isa Stacciarini


22/04/2024 21h24 Atualizado há 10 horas


Presidente da República, Lula, e presidente da Câmara, Arthur Lira. — Foto: André Violatti/Ato Press/Agência O Globo




O presidente Lula se reuniu ainda na noite de domingo com o presidente da Câmara, Arthur Lira. a informação foi confirmada a CBN por interlocutores ligados ao presidente da Câmara. O encontro, fora da agenda e sem nenhuma divulgação à imprensa, ocorre em um momento em que Lula quer tentar distensionar a relação com Congresso, em meio ao desgaste do governo com parlamentares. A conversa entre os dois já era esperada para esta semana. Lula também deve se encontrar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.


Nesta segunda-feira, Lula cobrou de ministros, entre eles Fernando Haddad, e até do vice-presidente, Geraldo Alckmin, uma melhor articulação política com governo. Depois da chamada pública, um integrante do governo disse, de forma reservada à CBN, que os ministros levaram o tom de Lula "na brincadeira", porque disse que "se tem alguém que conversa com o Congresso o tempo todo" são Haddad e Alckmin". Essa pessoa que compõe o primeiro escalão do governo disse, ainda, que o discurso do presidente foi na linha de mostrar a importância da articulação política.



Depois de ser cobrado por Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na tarde desta segunda-feira que "só faz isso da vida", uma referência ao trabalho de articulação. A chamada pública de Lula ocorre em um momento de crise com o Congresso, principalmente depois do desgaste público entre o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o ministro Alexandre Padilha.


Na tentativa de distensionar a relação, Lula entrou diretamente em campo para conversas com os presidentes da Câmara e do Senado. Além de tentar apaziguar o relacionamento, Lula quer evitar que avancem no Congresso as propostas que Lira prometeu destravar e que impactam o governo, como a PEC do Quinquênio, que causa um rombo de R$ 42 bilhões.


A entrada direta de Lula na negociação com o Congresso envolve também uma reunião dele com líderes e vice-líderes tanto da base, como da oposição, como encontros com bancadas do PP, União Brasil, PSD, PSB e MDB. Na sexta-feira da semana passada, o presidente conversou com líderes aliados no Planalto, junto de ministros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário