Por Isa Stacciarini
22/04/2024 21h24 Atualizado há 10 horas
Presidente da República, Lula, e presidente da Câmara, Arthur Lira. — Foto: André Violatti/Ato Press/Agência O Globo
O presidente Lula se reuniu ainda na noite de domingo com o presidente da Câmara, Arthur Lira. a informação foi confirmada a CBN por interlocutores ligados ao presidente da Câmara. O encontro, fora da agenda e sem nenhuma divulgação à imprensa, ocorre em um momento em que Lula quer tentar distensionar a relação com Congresso, em meio ao desgaste do governo com parlamentares. A conversa entre os dois já era esperada para esta semana. Lula também deve se encontrar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Nesta segunda-feira, Lula cobrou de ministros, entre eles Fernando Haddad, e até do vice-presidente, Geraldo Alckmin, uma melhor articulação política com governo. Depois da chamada pública, um integrante do governo disse, de forma reservada à CBN, que os ministros levaram o tom de Lula "na brincadeira", porque disse que "se tem alguém que conversa com o Congresso o tempo todo" são Haddad e Alckmin". Essa pessoa que compõe o primeiro escalão do governo disse, ainda, que o discurso do presidente foi na linha de mostrar a importância da articulação política.
Depois de ser cobrado por Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na tarde desta segunda-feira que "só faz isso da vida", uma referência ao trabalho de articulação. A chamada pública de Lula ocorre em um momento de crise com o Congresso, principalmente depois do desgaste público entre o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o ministro Alexandre Padilha.
Na tentativa de distensionar a relação, Lula entrou diretamente em campo para conversas com os presidentes da Câmara e do Senado. Além de tentar apaziguar o relacionamento, Lula quer evitar que avancem no Congresso as propostas que Lira prometeu destravar e que impactam o governo, como a PEC do Quinquênio, que causa um rombo de R$ 42 bilhões.
A entrada direta de Lula na negociação com o Congresso envolve também uma reunião dele com líderes e vice-líderes tanto da base, como da oposição, como encontros com bancadas do PP, União Brasil, PSD, PSB e MDB. Na sexta-feira da semana passada, o presidente conversou com líderes aliados no Planalto, junto de ministros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário