Governador inaugura UPA em Picos com capacidade para 300 atendimentos diários - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

19 de abr. de 2024

Governador inaugura UPA em Picos com capacidade para 300 atendimentos diários



Por Paula Monize

Na manhã desta sexta-feira (19) foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município de Picos, região Centro-Sul do Piauí. A unidade terá capacidade para 300 atendimentos diários, atendendo uma demanda populacional de 600 mil habitantes (contigente que congrega a grande região).

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), destacou que a UPA será uma unidade em saúde referencial para a região nos atendimentos de urgência e emergência.

"Esse será o Hospital de Urgência de Picos, é uma estrutura de grande porte para atender urgência e emergência. De quebra, melhorar o funcionamento do Justino Luz, porque diminui o fluxo dos pacientes. Então Picos, que atende toda macrorregião agora quando tiver um acidente, uma ocorrência grave de urgência e emergência, os pacientes virão pra cá", frisou o governador.


Governador Rafael Fonteles

O coordenador da UPA, Edilberto Lima, explicou que a capacidade diária de atendimentos será de 300 pessoas. Para atender a demanda, cerca de 150 profissionais atuarão na unidade a partir deste sábado (20).

"Estamos quantificando uma média de 150 profissionais que estarão atuando aqui na UPA, médicos, enfermeiros, administrativo, farmacêuticos, entre outros profissionais. Com a UPA esperamos atender uma demanda que já é hoje o fluxo de atendimentos de 300 pacientes dia. Amanhã estaremos atendendo toda a comunidade com seu funcionamento pleno", ressaltou o coordenador.


Coordenador Edilberto Lima

O secretário de Estado da Saúde do Piauí, Antônio Júnior, enfatizou a importância da UPA para desafogar os atendimentos no Hospital Regional de Picos.

"É uma honra estar aqui hoje inaugurando essa UPA de Picos, que vai ser um atendimento de urgência e emergência para desafogar o Hospital Justino Luz. Conseguimos com agilidade terminar essa obra e fazer a entrega para essa população que tanto necessita", pontuou.

A diretora geral do Hospital Regional Justino Luz, Ana Lígia Lira, explicou que após a inauguração da UPA, quatro públicos em suas determinadas situações ficarão sendo atendidos na unidade.

"Quatro públicos continuarão sendo atendidos no Justino Luz. São crianças, a pediatria continua lá, a gestante continua no hospital. Vamos ter porta aberta para o poli trauma, onde teremos um critério de classificação. Aquele paciente inconsciente, com respiração comprometida vai ser classificado e vai direto pra o hospital. Fraturas expostas e AVC também serão encaminhados para o Justino Luz", disse a diretora.


Diretora Ana Lígia

Funcionamento UPA

O município de Picos vai ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a partir desta sexta-feira, dia 19. A unidade de saúde funcionará 24 horas e passa a ser referência no atendimento de urgência e emergência na região. A obra, que custou aproximadamente R$ 3,5 milhões, será inaugurada pelo governador Rafael Fonteles.

A UPA de Picos faz parte do Plano de Expansão de Média e Alta Complexidade e irá melhorar o acesso direto da população, com atendimentos 24 horas de urgência e emergência adulto e pediátrico.


Desta forma, a população terá uma melhoria no acesso, um aumento da capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A UPA 24h oferecerá estrutura com raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames, atendimentos de clínica médica, pediatria e leitos de observação, por exemplo. Se necessário o paciente poderá ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade.

O prédio onde funcionará a UPA está localizado na Rua Projetada, 338, bairro Catavento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário