Por Paula Monize
Na manhã desta sexta-feira (19) foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município de Picos, região Centro-Sul do Piauí. A unidade terá capacidade para 300 atendimentos diários, atendendo uma demanda populacional de 600 mil habitantes (contigente que congrega a grande região).
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), destacou que a UPA será uma unidade em saúde referencial para a região nos atendimentos de urgência e emergência.
"Esse será o Hospital de Urgência de Picos, é uma estrutura de grande porte para atender urgência e emergência. De quebra, melhorar o funcionamento do Justino Luz, porque diminui o fluxo dos pacientes. Então Picos, que atende toda macrorregião agora quando tiver um acidente, uma ocorrência grave de urgência e emergência, os pacientes virão pra cá", frisou o governador.
Governador Rafael Fonteles
O coordenador da UPA, Edilberto Lima, explicou que a capacidade diária de atendimentos será de 300 pessoas. Para atender a demanda, cerca de 150 profissionais atuarão na unidade a partir deste sábado (20).
"Estamos quantificando uma média de 150 profissionais que estarão atuando aqui na UPA, médicos, enfermeiros, administrativo, farmacêuticos, entre outros profissionais. Com a UPA esperamos atender uma demanda que já é hoje o fluxo de atendimentos de 300 pacientes dia. Amanhã estaremos atendendo toda a comunidade com seu funcionamento pleno", ressaltou o coordenador.
Coordenador Edilberto Lima
O secretário de Estado da Saúde do Piauí, Antônio Júnior, enfatizou a importância da UPA para desafogar os atendimentos no Hospital Regional de Picos.
"É uma honra estar aqui hoje inaugurando essa UPA de Picos, que vai ser um atendimento de urgência e emergência para desafogar o Hospital Justino Luz. Conseguimos com agilidade terminar essa obra e fazer a entrega para essa população que tanto necessita", pontuou.
A diretora geral do Hospital Regional Justino Luz, Ana Lígia Lira, explicou que após a inauguração da UPA, quatro públicos em suas determinadas situações ficarão sendo atendidos na unidade.
"Quatro públicos continuarão sendo atendidos no Justino Luz. São crianças, a pediatria continua lá, a gestante continua no hospital. Vamos ter porta aberta para o poli trauma, onde teremos um critério de classificação. Aquele paciente inconsciente, com respiração comprometida vai ser classificado e vai direto pra o hospital. Fraturas expostas e AVC também serão encaminhados para o Justino Luz", disse a diretora.
Diretora Ana Lígia
Funcionamento UPA
O município de Picos vai ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a partir desta sexta-feira, dia 19. A unidade de saúde funcionará 24 horas e passa a ser referência no atendimento de urgência e emergência na região. A obra, que custou aproximadamente R$ 3,5 milhões, será inaugurada pelo governador Rafael Fonteles.
A UPA de Picos faz parte do Plano de Expansão de Média e Alta Complexidade e irá melhorar o acesso direto da população, com atendimentos 24 horas de urgência e emergência adulto e pediátrico.
Desta forma, a população terá uma melhoria no acesso, um aumento da capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A UPA 24h oferecerá estrutura com raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames, atendimentos de clínica médica, pediatria e leitos de observação, por exemplo. Se necessário o paciente poderá ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade.
O prédio onde funcionará a UPA está localizado na Rua Projetada, 338, bairro Catavento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário