Por Redação
— Rio de Janeiro
18/04/2024 06h10 Atualizado há uma hora
Presidente Lula — Foto: CLAUDIO REIS/Agencia Enquadrar/Agencia O Globo
O presidente Lula participa nesta quinta-feira (dia 18) do encerramento da Primeira Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Indigenista. Dissolvido em 2019 pelo governo Jair Bolsonaro e recriado pelo presidente Lula em 2023, o CNPI tem como objetivo a elaboração e o acompanhamento das políticas públicas voltadas aos povos indígenas.
Lula desembarcou em Brasília, depois de uma visita à Colômbia, onde foi recebido pelo presidente Gustavo Petro. Os dois fizeram uma reunião fechada em que discutiram temas como a violência no Haiti e as eleições na Venezuela.
Para Lira, conversa com Moraes 'foi melhor do que ele esperava', diz líder do Centrão
Aliados de Lira avaliam que embate com Padilha está longe de acabar
Eles discutiram a proposta colombiana de plebiscito para garantir a integridade e a segurança de quem sair derrotado nas eleições da Venezuela. Petro detalhou a Lula seu plano, que havia sido apresentado ao ditador Nicolás Maduro e integrantes da oposição ao chavismo, em Caracas.
Em declaração conjunta, Brasil e Colômbia destacaram a importância do diálogo entre o governo e a oposição e pediram aos dois lados que considerem chegar a um acordo de garantias democráticas que possa ser referendado nas urnas.
Ministros do Brasil e da Colômbia assinaram seis acordos de cooperação, entre eles um de combate ao tráfico de pessoas.
Depois da reunião na sede do governo, os presidentes participaram de um Fórum Econômico com empresários dos dois países. No discurso, Lula defendeu a estabilidade econômica, social e fiscal – e criticou os Estados Unidos na relação com os países da América Latina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário