Lula se reúne com especialistas do setor energético para tentar amenizar conta de luz

Lula se reúne com especialistas do setor energético para tentar amenizar conta de luz

leandro santos
0


Por Redação

— Rio de Janeiro


10/04/2024 06h08 Atualizado há uma hora


Energia elétrica. — Foto: Pixabay




O presidente Lula se reúne nesta quarta-feira (dia 10) com especialistas do setor energético para discutir formas de amenizar o aumento da conta de luz. A ação ocorre um dia depois de o presidente assinar uma Medida Provisória para reduzir em 4% a tarifa cobrada dos consumidores.


Para que a redução seja possível, o governo quer antecipar R$ 26 bilhões que a Eletrobras deveria pagar à União nos próximos anos. O repasse foi acertado no processo de privatização da empresa.


O governo vai pegar esse dinheiro e quitar empréstimos que as distribuidoras fizeram na pandemia e em períodos de seca. Parte desses débitos hoje é paga pelos consumidores na conta de luz.



O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que, ao quitar os empréstimos, o governo retiraria um peso da conta de luz.


A Medida Provisória prevê também a ampliação do prazo para que as usinas de energia renovável, como a solar, continuem com incentivos fiscais.
Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!