Prazo para vacinação contra febre aftosa termina hoje (30) - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

30 de abr. de 2024

Prazo para vacinação contra febre aftosa termina hoje (30)

 

Termina nesta terça-feira (30) a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Piauí. Todos os bovinos e bubalinos no território piauiense devem ser imunizados e ter sua declaração realizada. A etapa é fundamental para que o Piauí possa alcançar o status de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação e garantir o selo para exportação da proteína animal.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou a portaria de nº 665, de 21 de março de 2024, que reconhece nacionalmente o estado do Piauí como livre da doença sem vacinação, uma conquista histórica para a pecuária do estado. A meta agora é que a produção seja reconhecida internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em maio de 2025, garantindo um processo de exportação mais seguro.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, a coordenadora do Programa de Vigilância para Febre Aftosa, Simone Lima, fez um alerta aos produtores e destacou que o prazo não será prorrogado.

“Esse prazo não será prorrogado, a gente tem penalidade se prorrogar o prazo, perder o pleito inclusive. Então, os criadores têm até hoje (30) para comprarem a vacina e imunizarem seu rebanho e a partir do dia 1º, por uma portaria da Adapi, é proibida a venda de vacinas no nosso estado, a comercialização, o transporte e pelo Ministério da Agricultura a partir do dia 2", disse Simone Lima. 

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, informou que a meta é chegar a 4 milhões de cabeças de gado no Piauí com o aumento da produção estimulada pelo mercado internacional.

Sobre a aftosa

A febre aftosa é uma doença causada por vírus da família Picornaviridae. Muito contagiosa, a enfermidade pode acometer criações inteiras. Com as campanhas de vacinação, o Piauí não registra casos da doença e garante qualidade de produção, podendo, então, suspender a obrigatoriedade de vacinação do gado.

 

Da Redação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário