Quatro pessoas são presas em ação que investiga lavagem de dinheiro do PCC em empresas de ônibus de SP

Quatro pessoas são presas em ação que investiga lavagem de dinheiro do PCC em empresas de ônibus de SP

leandro santos
0


Por Gabriela Rangel


09/04/2024 09h01 Atualizado há 2 horas

Operação mira lavagem de dinheiro para o PCC por empresas de ônibus — Foto: Divulgação



Até o momento, três pessoas ligadas à empresa Transwolff foram presas preventivamente e uma foi presa em flagrante por porte de arma. As informações são da TV Globo.


O objetivo da operação é desmantelar um esquema de lavagem de dinheiro e sonegação de impostos associado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), através de duas empresas de ônibus sediadas na cidade. A Transwolf, que opera linhas na zona sul da capital paulista, e a Upbus, responsável pelas linhas na zona leste de São Paulo, estão no centro das investigações.


A Justiça de São Paulo determinou que a SPTrans, órgão da Prefeitura responsável pelo transporte coletivo, assuma imediatamente a operação das linhas gerenciadas pelas duas empresas investigadas. A Prefeitura afirmou que a operação dos transportes de passageiros não será afetada neste momento, pois os problemas estão relacionados à esfera criminal e não à operação das empresas em questão.



No total, foram expedidos quatro mandados de prisão preventiva e 52 mandados de busca e apreensão. A Receita Federal, que participa da operação, identificou diversos mecanismos de lavagem de dinheiro utilizado pelo crime organizado através das empresas de ônibus envolvidas. Esses mecanismos incluem movimentações financeiras atípicas e distribuição de lucros sem base financeira sólida.


Mesmo em períodos de prejuízos financeiros, os sócios das empresas recebiam dividendos, indicando irregularidades na gestão financeira. A operação é uma colaboração entre a Receita Federal, o Ministério Público de São Paulo, através do Gaeco, a Polícia Militar, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e o CAD.
Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!