Após anunciar benefício para moradores, governo prepara pacote para socorrer empresas do RS - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

19 de mai. de 2024

Após anunciar benefício para moradores, governo prepara pacote para socorrer empresas do RS



Por Isa Stacciarini CBN


19/05/2024 12h05 Atualizado há 8 horas


Com recuo do Guaíba, lojistas e moradores do Centro Histórico de Porto Alegre limpam lojas e ruas — Foto: Bruno Teixeira / CBN




O governo prepara ainda para esta semana um programa para socorrer as empresas gaúchas. Mas, entre as possibilidades, está a inclusão da concessão de um crédito para esses empresários e também a prorrogação do chamado "drawback", que é uma forma de suspender impostos sobre itens usados em produtos que vão ser exportados. Há 850 milhões de dólares a serem exportados pelo estado este ano. O pacote é discutido entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.







A ideia é que esse conjunto de ações possa ter impacto direto na economia do estado. Dados do setor indicam que, com as enchentes, 90% da indústria do estado foi comprometida. As medidas, porém, vão exigir, por exemplo, a permanência de grandes empresas no Rio Grande do Sul. O foco é tentar aumentar a produtividade para que esses empresários possam voltar a produzir.


Na sexta-feira Alckmin recebeu representantes da Federação da Indústria do Estado do Rio Grande do Sul. Alckmin disse que as linhas de crédito devem servir para tudo: desde capital de giro até a recuperação da estrutura física das empresas.


Na reunião com Alckmin, os empresários pediram a flexibilização de regras trabalhistas, como ocorreu na pandemia, com a possibilidade de suspensão de contratos de trabalho, redução de jornada e de salário e antecipação das férias no período da crise. Eles também fizeram uma demanda por um crédito emergencial a juro zero para capital de giro, pagamento da folha e aquisição de máquinas e equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário