Com quase 100 atletas inscritos, Teresina recebe Meeting Paralímpico neste sábado (18) - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

17 de mai. de 2024

Com quase 100 atletas inscritos, Teresina recebe Meeting Paralímpico neste sábado (18)

 Foto: J Neto/CPB

 

Teresina vai receber pela primeira vez o Meeting Paralímpico. A competição será neste sábado (18), a partir das 8h da manhã na Universidade Federal do Piauí e vai reunir quase 100 atletas – desde alto rendimento até nomes que estão iniciando no esporte e que irão competir pelas Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares e das Paralimpíadas Universitárias.

Diretor de Desenvolvimento Esportivo do Comitê, Ramon Pereira destacou a importância de se levar o Meeting até Teresina e da participação maciça de jovens no evento. "É uma vitória para nós. Acreditamos que a competição vai promover o Movimento Paralímpico na região, com a adesão dos piauienses, inclusive de representantes da administração pública, ampliando a prática esportiva para as pessoas com deficiência", avaliou.

O Meeting Paralímpico marca a estreia de competições organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Estado do Piauí.

Na primeira competição do CPB no Piauí, cerca de 80% dos inscritos têm menos de 23 anos, o que está de acordo com o Plano Estratégico 2022-2024 da entidade, no qual o Comitê planeja uma renovação no paradesporto nacional. 

Entre os mais jovens inscritos para o Meeting Paralímpico de Teresina está o piauiense Thalisson Amorim da Silva, 10 anos, da classe T20 (deficiência intelectual), que disputará as provas de 100m, 200m e salto em distância na competição.

Filho de capoeirista e criado pela avó paterna, Francisca de Lima, o jovem sempre gostou de esportes, mas começou a participar de competições no ano passado. “Para nós, é uma maravilha e incentivador receber um evento como o Meeting na porta de casa”, disse Francisca, que mora com o seu neto na cidade de União, a cerca de 60 km de Teresina. “O atletismo tem mudado a vida dele. Percebo que ele interage mais com as pessoas agora”, completou a avó.

 

Meeting Paralímpico em 2024

Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). 

Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

 

Da redação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário