Eduardo Leite alerta para novos temporais nos próximos dias no RS: 'Momento de convivência com a emergência' - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

8 de mai. de 2024

Eduardo Leite alerta para novos temporais nos próximos dias no RS: 'Momento de convivência com a emergência'



Por Giovanna Ribeiro

e Redação


08/05/2024 09h25 Atualizado há 4 horas


Estado do Rio Grande do Sul alagado após temporais — Foto: Ricardo Stuckert / PR




Em entrevista ao Jornal da CBN, com Cássia Godoy e Marcella Lourenzetto, o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, discute os desafios enfrentados em meio às inundações que assolam a região. Ele destaca a classificação do momento como uma resposta urgente e uma convivência contínua com a emergência. Ele aponta para a previsão de temporais e o aumento dos níveis dos rios.


Além dos desafios imediatos de resgate e assistência às pessoas desabrigadas, Leite aborda a questão da segurança pública, reconhecendo a mobilização de recursos e equipes para garantir a proteção da população diante de relatos de crimes.



O governador menciona que convocou todos os policiais do estado que estavam de férias, além de liberar todas as horas extras possíveis para os policiais, a fim de reforçar a segurança. Ele também destaca a iniciativa de convocar policiais aposentados para auxiliar em áreas críticas:



'A gente espera colocar pelo menos mil policiais aí, de efetivo, que já tinha sido aposentado nos últimos anos (...) E todos estão sendo muito solidários. E a gente agradece muito a isso. Há uma mobilização, uma compreensão nacional sobre a situação crítica do Rio Grande do Sul'.




O governador afirmou que as doações recebidas via PIX somam 70 milhões de reais. Segundo ele, os recursos serão destinados a 'reconstruir a vida das pessoas'. O governador gaúcho disse que o estado tem estoque suficiente de água e alimentos para dar continuidade às ações humanitárias sem precisar usar o dinheiro doado.


Leite destaca a necessidade de transparência e alerta para que as pessoas sejam cautelosas diante das informações falsas que estão sendo divulgadas e que podem prejudicar o enfrentamento da crise:



'Não bastasse ter que religar serviços, reconstruir estradas, atender pessoas que estão desabrigadas, a gente ainda tem que gastar energia para combater fake news, pessoas que tentam distorcer os fatos, montam as suas versões da história para tentar causar tumulto. É lamentável isso'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário