Foto: Arquivo/Cidadeverde.com
Por Bárbara Rodrigues
Foram prorrogadas as inscrições para processo seletivo para o Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) em 2024. Para o Piauí serão 24 vagas com curso realizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Ao todo são 507 vagas, sendo 158 para ações afirmativas (quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e negros) e 349 vagas para ampla concorrência, em 23 universidades públicas. O ProfÁgua é um curso de mestrado stricto sensu, gratuito, que proporciona ampla formação aos profissionais na gestão integrada dos recursos hídricos.
As inscrições deveriam se encerrar no dia 19 de maio, mas agora foram prorrogadas até o dia 9 de junho.
Com a mudança no calendário, a prova de conhecimentos específicos presencial, de caráter eliminatório, acontecerá em 7 de julho. Além disso, o processo seletivo possui outras duas fases, ambas classificatórias, sendo uma proposta de projeto de pesquisa e uma prova de títulos. A homologação das inscrições ocorrerá em 24 de junho e resultado de recursos das inscrições será divulgado em 5 de julho. Os aprovados terão entre 6 e 9 de agosto para efetuar suas matrículas, com início das aulas previsto para 12 de agosto.
Para a Universidade Federal do Piauí foram disponibilizadas 24 vagas, sendo:
- 11 para a ampla concorrência
- 5 para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) e indígenas
- 3 para candidatos com deficiência (PcD)
- 5 para o Programa de Capacitação Interna PCI-UFPI
O Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos terá duração de 24 meses e é realizado em formato presencial, com utilização de tecnologias de educação a distância (EaD). O intuito do curso é qualificar os estudantes a lidar com os desafios mais complexos da gestão e da regulação das águas no Brasil. Nesse sentido, as dissertações do mestrado sempre têm um caráter de conhecimento aplicado, o que efetivamente contribui para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos.
Os candidatos que forem aprovados no processo seletivo serão regularmente matriculados em cada Instituição de Ensino Superior Associada previamente escolhida e farão parte do corpo discente da pós-graduação dessa IES. A essa instituição cabe, entre outras atribuições, a administração do curso e a emissão do Diploma de Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, uma vez cumpridos todos os requisitos para conclusão do curso.
Atualmente há 23 universidades associadas, que oferecem o ProfÁgua. São elas: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade de Brasília (UNB), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade do Estado do Amazonas (UEAM), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
FONTE CIDADE VERDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário