Foto: TV Cidade Verde
Por Roberto Araujo
Os bairros Satélite e Gurupi, na zona Leste de Teresina, são os bairros que mais registram infestação de mosquito da dengue, segundo levantamento da gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
O gerente de Zoonoses, Marlon Castelo Branco, disse em entrevista à TV Cidade Verde nesta quarta-feira (22) que a zona Leste de Teresina é a área que mais registra focos de dengue na capital.
"Aqui hoje em Teresina, temos a zona Leste que está com a maior incidência de casos de dengue (...) a gente pode citar por exemplo que o Satélite e o Gurupi, que têm índices muito alto de infestação", disse.
Foto: Arquivo Cidadeverde.com
O gerente citou, ainda, que tem sido feitas parcerias com as SAADs para viabilizar a limpeza pública dos bairros.
"A gente tem feito parcerias com as SAADs porque nossos agentes de endemias fazem visitas domiciliares, identificando os focos, no entanto, a limpeza das ruas e dos logradouros públicos são muito importantes no combate à dengue", citou.
Foi confirmada nesta quarta que a morte da médica pediatra Laysa Geovana Soares Vilarinho Lira, de 47 anos, foi a 11ª confirmada por dengue no Piauí e a segunda em Teresina. A primeira morte pela doença na capital foi do próprio filho dela, Rafael Lira Matias, de 5 anos. De acordo com o painel do Ministério da Saúde, Teresina registra 3.488 notificações da doença, sendo 2.420 confirmadas. Destes, 14 casos são considerados graves.
Foto: Arquivo pessoal
Vacinação em baixa
Apesar da alta de casos de dengue em todo o Piauí, a vacinação segue tendo uma procura baixa em Teresina e nos outros municípios do interior onde já tiveram início as campanhas de imunização contra a doença. As vacinas estão sendo aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Os municípios dos territórios Entre-Rios e Chapada das Mangabeiras já iniciaram suas campanhas de imunização. De acordo com a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Piauí (Cosems), Leopoldina Cipriano, que é secretária de Saúde de Miguel Alves, todos os municípios já iniciaram suas campanhas de vacinação, mas a procura está sendo baixa.
Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) cita que o número de aplicações de doses está acontecendo no ritmo esperado, e que está no aguardo para que novas doses sejam disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário