TRE-RJ absolve Cláudio Castro e mantém mandato do governador do Rio - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

24 de mai. de 2024

TRE-RJ absolve Cláudio Castro e mantém mandato do governador do Rio



Por Leonardo Rezende CBN




Governador do Rio, Cláudio Castro. — Foto: Foto: Ton Molina/Fotoarena/Agência O Globo




O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidiu pela absolvição do governador do estado, Cláudio Castro. Com isso, o mandato do político está mantido. Por 4 a 3, os desembargadores rejeitaram as acusações de abuso de poder político e econômico durante o processo eleitoral de 2022.


Ainda foram absolvidos o vice-governador, Thiago Pampolha, e o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar, além dos outros 10 réus no processo.


A Justiça Eleitoral investigava supostos desvios de recursos através de projetos na Fundação Ceperj, o Centro de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio, e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).



Caso Marielle: Domingos Brazão convocou reunião com aliados um dia antes de ser preso, aponta PF




Cláudio Castro era acusado de participar de um esquema que criou mais de 27 mil cargos fantasmas na Ceperj e mais de 18 mil na Uerj para alocar aliados políticos às vésperas da campanha, em 2022.


Na denúncia feita pelo Ministério Público Eleitoral, a promotoria destaca que os candidatos alocados foram usados como "cabos eleitorais" disfarçados de servidores públicos temporários.


A maioria dos desembargadores do TRE-RJ entende que ocorreram irregularidades e possíveis desvios no Ceperj e na Uerj. Contudo, segundo a decisão, as irregularidades administrativas não tiveram influência nas eleições daquele ano.


Em evento do G20, Haddad defende novamente taxação internacional de super-ricos




O julgamento foi retomado nesta quinta-feira (23), após pedido de vista do desembargador Marcello Granado na última sexta-feira (17). Na ocasião, o desembargador Peterson Barroso Simão, relator dos processos que investigam possíveis desvios no Ceperj e na Uerj, votou pela cassação dos mandatos de Castro, do vice, Thiago Pampolha, e do presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar.


A Procuradoria Eleitoral do Ministério Público Federal informou que vai recorrer da decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário