Foto: Arquivo/Cidadeverde.com
Por Paula Monize
O coordenador de Vigilância Epidemiológica de Picos, Robsoncley Viana, alertou a população local para a baixa procura por testes de dengue no município. De janeiro a maio de 2024, Picos registrou apenas sete casos de Dengue e quatro de Chikungunya.
“Orientamos a população que apresenta sintomas compatíveis a dengue, chikungunya, a procurar as unidades de saúde, procurar os agentes comunitários para que possamos realizar as coletas. Sempre há esse pensamento de subnotificação de casos, mas não temos como ter números mais aproximados da realidade se a população não busca atendimento”, disse o coordenador.
Robsoncley Viana ainda reforça que a partir das notificações, os agentes de endemias atuam de forma mais direcionada e intensa na busca por focos de dengue. Até o momento, o município possui 45 casos notificados de arboviroses.
“As notificações são importantes para busca por focos. Nos mutirões da dengue encontramos muitos focos, muitos mesmos. Se não fosse feita essa busca nos bairros, não tenho dúvida que teríamos números muito altos de arboviroses. É preciso que a população tenha atenção para acúmulo de lixo, terrenos baldios”, frisou.
Bairros com casos de Dengue e Chikungunya
Apesar do número controlado de arboviroses, alguns bairros tem registrado casos confirmados de Dengue e Chikungunya. São eles: Passagem das Pedras, Louzinho Monteiro, Paraibinha, Pedrinhas, Ipueiras, São José, Morada Nova e Centro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário