POR PORTAL V1
A Prefeitura Municipal de Novo Oriente do Piauí através das Secretarias de Educação, Comunicação e Cultura em parceria com a unidade de ensino IETRA, realizaram o Salão do Livro do município – SALINO, que nesta primeira edição teve como tema: “Meu lugar tem história”.
O evento teve dois dias de duração com abertura no dia 31 de maio, onde foi lançado o livro Ascendência Histórica e Política: Passo a passo se faz história da escritora novorientina Maria do Espírito Santo Sobreira Marques. E para fechar com chave de ouro a noite de abertura, um show de humor com Amauri Jucá. No dia 01 de junho o SALINO foi agraciado com apresentação do teatro bonecos de Chagas Vale e Talita do Monte, pintura facial com Tia Line e shows dos cantores João Filho do Acordeon e encerrando o evento o cantor Marcos Lima.
A escritora Maria do Espírito Santo conversou com o Portal V1 e contou um pouco da sua trajetória na construção do livro. “Eu comecei a escrever o Ascendência em 2002, aí teve esse tempo de parada, teve esse silêncio, teve quase uma desilusão da sua publicação porque o custo era muito alto, mas graças ao poder público que abraçou o projeto Aldir Blanc aí eu consegui está publicando esse primeiro livro”, disse a escritora que já se encaminha para publicação do segundo livro.
O livro lançado traz a história da cidade de Novo Oriente desde dos primeiros moradores, transformação do povoado em cidade e vida política do município até os dias atuais.
O humorista Amauri Jucá é uma figura que sempre é convidado para se apresentar nos salões do livro que acontece em várias cidades do estado. Ele destaca a importância de promover momentos como esses para gerar uma juventude leitora e consciente. “Salões de livros eu acho super importantes porque quanto mais você estimular a leitura, mais estimular esse tipo de ação, melhor será as nossas próximas gerações “, afirmou o humorista.
A secretária de Educação Iracy Soares, fala da emoção do município está realizando o seu primeiro Salão do Livro com o lançamento de um livro produzido por uma filha da terra. “É um sonho realizado, é uma conquista muito grande para o município de Novo Oriente ter uma professora da nossa cidade lançando um livro falando da história de Novo Oriente, é uma alegria imensa”, externou Iracy.
O prefeito Afonso Sobreira, frisou o empenho da gestão com a educação e a alegria com a realização do Salão do Livro. “A nossa administração tem lutado muito para melhorar, avançar a educação da nossa cidade e eu fico feliz hoje com o lançamento do primeiro SALINO e o lançamento do nosso livro também, um livro que conta a história da nossa cidade”, destacou o gestor que acrescentou.
“Isso mostra que estamos no caminho certo com a educação, que traz resultados palpáveis realmente, mas que requer um certo tempo e esse investimento na educação tem que ser constante, por isso nesses três anos nós temos feito esse investimento e lutado para sedimentar isso, para que isso tenha uma continuidade, para que possamos continuar avançando na educação”, enfatizou Afonso Sobreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário